1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Sul de Minas acontece dia 30 de julho

Publicado em 25 de julho de 2017

Com o tema “Igualdade Racial: mais respeito, menos preconceito”, a 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Sul de Minas vai acontecer no próximo domingo, dia 30 de julho, a partir das 8 horas, no Auditório Leão de Faria, campus sede da UNIFAL-MG.

Promovido pela Prefeitura de Alfenas, o evento possui três finalidades principais: avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, discutir as diretrizes para a implementação de políticas de Promoção da Igualdade Racial no âmbito estadual e nacional e, ainda, realizar os trabalhos preparatórios e eleger as (os) delegadas (os) para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada na cidade de Belo Horizonte/MG.

Na ocasião, estarão presentes o Secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda, e a Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais, Cleide Hilda.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

08:00 às 08:30 – Credenciamento.

08:00 às 09:00 – Leitura e aprovação do regimento interno.

09:00 às 09:20 – Abertura.

09:30 às 10:30 – Palestra magna “Alvos visíveis, cidadíos invisíveis: A invisibilidade de negras e negros na sociedade brasileira”, com Daniela Rosa.

11:45 às 13:00 – Apresentação dos grupos temáticos.

CONFIRA OS ASSUNTOS A SEREM DEBATIDOS NA CONFERÊNCIA

EIXO 1: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social.

EIXO 2: Educação, Diversidade e Implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

EIXO 3: Cultura – Promoção e Proteção da Diversidade Cultural em Minas Gerais.

EIXO 4: Mulher, Feminismo, Participação Social e Espaços de Poder.

EIXO 5: Povos e Comunidades Tradicionais, Território e Identidade.

EIXO 6: Juventudes, Enfrentamento à Violência e Empoderamento.

EIXO 7: Segurança Pública e Acesso à Justiça.

EIXO 8: Saúde, Fortalecimento e Humanização do SUS.

EIXO 9: Fortalecimento de órgíos de Promoção da Igualdade Racial, Políticas Públicas Afirmativas e Combate ao Racismo Institucional.

EIXO 10: Racismo e Mídia, Democratização dos Meios de Comunicação, Valorização da Diversidade étnico-Racial e Cultural.

EIXO 11: Migração, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas