Alfenas na Semana Nacional do Trânsito

Publicado em 6 de setembro de 2022

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social inicia a campanha Nacional do Trânsito com o tema: “Juntos salvamos vidas!” O evento ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, com várias atividades entre elas, blitz educativa, palestras em Escolas, Transitolândia nas Escolas com Festival de Desenhos educativos criados pelas crianças e adolescentes. As ações tem a parceria de diversas instituições entre elas; o Consepa – Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Programa Selo Prevenção Minas.

As ações ocorrem ao longo desse mês, nas escolas municipais, estaduais, privadas e APAE com apresentação da “transitolândia” aos alunos. Várias tarefas estão em execução, com visualização e identificação de placas de sinalização, apresentação de regras, noções e cuidados no trânsito com palestras dirigidas aos alunos, além das blitzen educativas distribuídos em vários pontos da cidade, e organizadas pelas forças de segurança de Alfenas. Segundo a Guarda Municipal, Alessandra Miranda, as escolas estão trabalhando ao longo do mês o tema “Semana Nacional do Trânsito”, onde os alunos participam de atividades, festival de desenhos, e parte dessas ilustrações serão expostas na Praça Getúlio Vargas, no dia 22, que é o comemorado o “Dia Mundial Sem Carro”, e os desenhos também ficarão expostos nas escolas, completou Alessandra.

No dia 21, a partir das 19 horas, ocorrerá o Pedal da Semana do Trânsito, saindo da Concha Acústica na Praça Getúlio Vargas, com sorteio de brindes aos participantes, as inscrições são gratuitas, percorrendo pelas ruas de Alfenas. De acordo com os organizadores, o percurso tem nível fácil de tarefa, onde todos podem participar e recomenda-se unicamente o uso de equipamentos de proteção. A primeira Caminhada pela Paz no Trânsito de Alfenas acontecerá no dia 22, e a concentração será a partir das 8h30 em frente à Prefeitura e caminhada até a Praça Getúlio Vargas.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Com essa proposta, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária desenvolveu esse ano a Campanha de comunicação para dar sequência às ações realizadas no mês de maio, durante o Movimento Maio Amarelo.

O objetivo dessas ações reforça ainda mais o pensamento coletivo nas ruas, para que condutores, ciclistas e pedestres possam agir pensando também nas outras pessoas, e assim reduzir o número de acidentes de trânsito no município.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO MAIO AMARELO

Durante o mês de maio, foram propostas à população diversas ações conjuntas visando a diminuição do número de acidentes no trânsito, tomando-o mais seguro para preservar vidas. As ações educativas realizadas em Alfenas tanto em grupos específicos como motoristas de transporte individual, taxistas, ciclistas, pedestres, como a população em geral foi realizada pela Polícia Militar de Alfenas.

MAIO AMARELO – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito, tornando um lugar seguro para todos. Seu objetivo é discutir pautas que envolvam o trânsito com toda a população, empresas, governos e entidades.

O movimento teve início em 2011, quando a ONU decretou a década da Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Também no mês de maio, é comemorado a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, lançada em 2013.

A cor amarela escolhida para o movimento simboliza atenção e sinalização de advertência no trânsito.

Confira a programação completa abaixo

0 Comentários

Deixe o seu comentário!