Agentes de Saúde participam de capacitação sobre escorpiões em Alfenas

Publicado em 23 de novembro de 2018

A prevenção de acidentes com escorpiões foi tema de capacitação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, que reuniu nesta quarta-feira, 22, no salío da Câmara Municipal, mais de 100 profissionais, entre agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias da Prefeitura. Durante o evento, os agentes foram instruídos para orientar os moradores de áreas infestadas quanto aos procedimentos que deverío ser adotados no controle e manejo de escorpião.

Os trabalhos foram conduzidos pelos servidores públicos, Biólogo Volmir Maida, Edimauro Pereira e Túlio Lima. O encontro teve o objetivo de prevenir acidentes com escorpiões e preparar multiplicadores de informação para atender a população.

O Coordenador de Vigilância Ambiental, Edimauro Pereira, ressaltou que a participação e colaboração de todos é de suma importância para esclarecer as dúvidas da população sobre o tema, pois esta ação faz parte de um conjunto de estratégias que o município vem realizando para o controle e prevenção de acidentes com escorpiões.

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental fazem busca ativa e atendem a solicitações feitas pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 3698-1343, de segunda a sexta, das 12h às 17h. Acúmulo de lixo, entulho e restos de alimento são situações que favorecem o aparecimento de escorpiões, já que pequenos insetos como baratas, são o principal alimento deles. é muito importante evitar o contato direto com o animal. Se a pessoa for picada por escorpião, a recomendação é procurar a unidade de pronto atendimento hospitalar mais próxima e o mais rápido possível, para receber os cuidados necessários.

Segundo o Sistema Nacional de Agravo de Notificação, o número de notificações de casos de escorpião no ano de 2018 foi de 24 casos, ocorrendo um aumento de mais 04 (quatro) casos em relação a 2017, quando foram registrados 20 casos em Alfenas.

Lotes

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter o lote limpo, uma vez que esse cuidado pode eliminar focos de proliferação de escorpiões, do mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zica e chikungunya, caramujo africano, roedores e baratas, além de reduzir o número de incêndios clandestinos e, as vezes, até criminoso. Em caso de incêndios deve ser acionado o Corpo de Bombeiros, por intermédio do 193.

As denúncias desses lotes sujos devem ser feitas ao Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Alfenas, pelo telefone 3698-1356, rua Bias Fortes, 310, Centro. Como, na maioria dos casos, os donos desses espaços não residem nas proximidades, o que dificulta a notificação, para agilizar as providências, o denunciante, dentro do possível, deve fornecer informações como endereço, com ponto de referência e identificação do dono do terreno baldio. Todas as denúncias serão encaminhadas ao Departamento de Fiscalização para as devidas providências.