Alfenas é a primeira cidade do estado certificada com o Selo Prevenção Minas

Publicado em 31 de março de 2022

Na última terça-feira (29/003), Alfenas foi certificado com a primeira cidade do estado com o Programa Selo Prevenção Minas. O município foi acompanhado no período de dois anos pela equipe técnica da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, área pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O objeto foi de que fossem traçadas as dinâmicas criminais do município e elaborado um diagnóstico detalhado das especificidades do cenário da criminalidade local para que fossem qualificadas as ações de prevenção para evitar que o crime aconteça.

Desde o início das atividades do Programa em Alfenas, em novembro de 2019, diversas ações foram realizadas no município, como: a instituição de uma comissão municipal de prevenção à criminalidade; o fortalecimento da rede de proteção às mulheres; o desenvolvimento de um diagnóstico de segurança pública local e o lançamento do Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas. Esse plano visa nortear e traçar metas que servirão de base para a atuação da prefeitura nos próximos dez anos, no que se refere a área de Segurança Pública, e foi desenvolvido em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade do município, com a Rede de Proteção à Mulher e a Rede de Juventude; contou ainda com participação de moradores e da juventude local, sendo implementado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.  

Em seu perfil no facebook, o prefeito Luiz Antonio da Silva, destacou: Vivemos o momento de mais segurança da nossa história. Em nossa cidade, a violência foi derrubada em 80%.”

                          

                                                                  

0 Comentários

Deixe o seu comentário!