Alfenas é selecionada na 1ª etapa do concurso (Melhores Receitas da Alimentação Escolar )

Publicado em 2 de agosto de 2017

Para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, é preciso oferecer uma alimentação saudável e de qualidade dentro das escolas.

Por esta razão, a Prefeitura de Alfenas tem contado com a parceria dos acadêmicos de Nutrição da Unifal-MG para instruir e aprimorar o trabalho das merendeiras das escolas municipais.

Concurso Melhores Receitas de Alimentação Escolar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), promove desde 2015 o concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, que tem por objetivo escolher as melhores receitas saudáveis e saborosas em todo o país.

Neste ano, ocorre a 2ª edição do concurso. Alfenas está concorrendo com o estrogonofe com molho de inhame, e já venceu a primeira fase, ficando entre as 197 melhores receitas de Minas Gerais. Destas, serío selecionadas 5 receitas, que disputarío o primeiro lugar com as demais do país.

Segundo o Nutricionista responsável técnico do Pnae de Alfenas, Marco Antônio de Castilho, a receita, além de nutritiva, conta com ingredientes típicos da nossa região.

De acordo com o FNDE, a iniciativa busca valorizar o papel dos merendeiros, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e fora dele.

Confira a receita do estrogonofe com molho branco de inhame

1 dente de alho picado;

1 cebola média ralada;

1 porção de cheiro verde picado;

3 copos de leite;

1 inhame grande descascado e picado;

4 tomates maduros picados sem pele;

500g de peito de frango picado em cubo;

3 espigas de milho verde picado e cozido;

Sal a gosto.

Modo de Preparo

Refogue e cozinhe o peito de frango em cubos com alho, cebola e reserve.

Para o molho, bata no liquidificador o inhame picado com 3 copos de leite até ficar com consistência homogênea cremosa e reserve. Refogue o alho, a cebola e os tomates picados sem pele em fogo baixo. Acrescente o inhame batido no liquidificador, adicione mais leite se necessário até cozinhar e ganhar consistência. Adicione o frango cozido em cubos e o milho cozido. Acrescente o cheiro verde e sirva com arroz.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Sío atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas