Alfenas está entre as 5 cidades que mais cultiva tilápia em Minas Gerais

Publicado em 19 de outubro de 2022

A criação de tilápia em Minas Gerais teve um crescimento de 11% no ano de 2021 em comparação ao ano de 2020 (44.300 toneladas em 2020 e 49.100 toneladas em 2021). Alfenas acompanhou esse crescimento e aparece no topo do ranking entre os maiores produtores de Minas Gerais.

Em Alfenas há 40 piscicultores que dependem da pesca. O trabalho é totalmente familiar e gera em torno de 600 empregos diretos e indiretos, trabalho que coloca Alfenas entre as 5 cidades que mais produzem tilápia em Minas Gerais.

Casa de Apoio ao Pescador e Piscicultor de Alfenas – CAPP

A Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, criou em junho de 2021, o CAPP (Casa de Apoio ao Pescador e Piscicultor), programa que auxilia os pescadores com ajuda técnica e suporte ao trabalho, manutenção das estradas para auxiliar o transporte do peixe até o comprador, além de fornecer equipamentos de segurança para os pescadores. O CAPP ofereceu também curso de Habilitação Naútica para Pescadores Profissionais e inscrição gratuita para a retirada de Arrais (habilitação para conduzir embarcação).

“É uma classe que precisa ser vista com bons olhos e ter sim um incentivo que facilite eles trabalharem.  Temos muitos outros projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses.” Destacou Matheus Oliveira, coordenador do CAPP.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!