Alfenas irá comemorar Dia da Árvore

Publicado em 20 de setembro de 2019

Neste sábado, dia 21 de setembro, será comemorado o “Dia da árvore” em Alfenas. A Prefeitura irá realizar um dia intenso de atividades a partir das 8 horas.

Numa manhã de sábado festiva, alegre e descontraída, alunos das escolas públicas municipal e estadual da cidade vão participar de um plantio de mudas nativas da espécie ipê, pinheiro, oiti, cássia, entre outras.

Segundo os organizadores, as plantas que forem plantadas em frente aos comércios da Avenida Governador Valadares seus respectivos proprietários ficarío responsáveis pela referida rearborização e manutenção das mudas.

O evento também acontece na Praça Getúlio Vargas, na Concha Acústica, com apresentações culturais, doação de mudas, espaço kids, jogos, brindes, através do Projeto Minas for Science, que realizará a gincana ambiental junto às escolas “Dia da árvore, na Praça”, com a participação de alunos e professores.

As escolas envolvidas nesta etapa são: Judith Vianna, Levindo Lambert, Dr. Emílio Silveira, Prof. Viana e Polivalente.

Já a partir das 10 horas, o evento continua na Feira Livre do Pinherinho, que também receberá o plantio de mudas da espécie pinheiro.

A primeira muda da espécie pinheiro será plantada pelo senhor Waldyr Nunes de Oliveira, antigo proprietário de uma fábrica de Farinha de Osso na regiío do bairro Pinheirinho.

Segundo relatos, na década de 70, foi um dos precursores para a fundação do bairro, uma antiga zona rural de Alfenas, e seu sonho seria um dia plantar árvores dessa espécie para arborização do local, e no Dia da árvore irá realizará o tío esperado sonho.

Ao longo da manhã, haverá ainda palestras de educação ambiental e informações gerais sobre a importância de se preservar a natureza e os perigos do desmatamento.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, na segunda-feira (23), a partir das 7 horas, o plantio de 50 mudas de árvores nativas acontece nas áreas verdes do Córrego Pedra Branca, Vila Formosa, mina de água do Santos Reis e bairro Pinheirinho.

O evento é uma realização da Prefeitura de Alfenas, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Meio Ambiente e Limpeza Urbana, em parceria com a Renovar Mudas, Unifal, Polícia Militar do Meio Ambiente e equipe do Projeto Minas for Science Ambiental.

Dia da árvore

O Dia da árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tío valioso.

A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razío do início da primavera, que inicia no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.