Alfenas pode se tornar referência nacional com Projeto Caminho das Orquí­deas

Publicado em 4 de outubro de 2017

No dia 18 de setembro, o engenheiro ambiental Ademar Vilhena ministrou a primeira aula de educação ambiental aos alunos do 6º ano da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira é Polivalente, dando início ao Projeto Caminho das Orquídeas.

Eles percorreram a Escola para observar e fazer o levantamento das espécies de árvores existentes, onde serío fixadas as primeiras orquídeas. Os alunos estavam acompanhados pelo Professor de Ciências João Gualberto e pela Presidente da Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL), Sra. Fátima Vieira.

A Escola Polivalente e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura serão pontos de entregas voluntárias de orquídeas. Quem tiver plantas e quiser doar pode levar nestes locais. As primeiras plantas serío fixadas nas árvores da Escola num primeiro momento. Posteriormente, serío também plantadas nas praças e ruas de Alfenas.

O que é o projeto “Caminho das Orquídeas”?

O projeto pretende fixar nas escolas, ruas e praças da cidade centenas de orquídeas. Inicialmente, houve um estudo de áreas onde as orquídeas serío fixadas. No próximo ano, será criado um mapa digital para indicar onde elas estío localizadas na cidade. Por meio do mapa, também será possível saber, no período de floração, onde elas irío florir, criando rotas para observação.

Atualmente, duas atividades vêm crescendo no país: a observação dos pássaros, bem como a produção e observação de orquídeas, haja vista as grandes exposições e a economia que o setor movimenta. Alfenas pode se tornar referência nacional com este projeto.

Sobre a Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL)

A Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos (ACOL), foi fundada há 10 anos e tem como foco divulgar a propagação de orquídeas em nossa região, por meio da realização de exposições e ações de educação ambiental.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas