Alfenas realiza caminhada de Combate a Exploração Sexual

Publicado em 18 de maio de 2018

A Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Social da Prefeitura de Alfenas, em conjunto com o CREAS é Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizaram nesta sexta-feira (18/05), uma caminhada do Paço Municipal até o centro da cidade mobilizando crianças, jovens e servidores públicos com faixas e cartazes para o ato do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a passeata também foram distribuídos panfletos .

O Dia D da campanha em Alfenas com o tema “Proteja Nossas Crianças e Adolescentes FAçA BONITO” contou com a participação do Conselho Tutelar, CMDDCA é Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, profissionais do CREAS e CRAS de Alfenas.

A campanha “Faça Bonito” tem como símbolo uma flor amarela, que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância e relaciona a delicadeza de uma flor com a vulnerabilidade de uma criança.

é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O Dia 18 de Maio

é uma conquista que demarca a luta por esses Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo o território brasileiro. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no dia 18 de maio e marca até hoje a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes, em decorrência do crime bárbaro que chocou todo o país, o caso Araceli.

O caso aconteceu em Vitória (ES), no ano de 1973, com a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, que até hoje está impune, aconteceu no dia 18 de maio daquele ano.