Alfenas recebe Esquadrilha da Fumaça

Publicado em 21 de fevereiro de 2017

A Esquadrilha da Fumaça voará no céu de Alfenas. No evento, que acontecerá no dia 26 de março, às 16h30, será lançado o comitê que organizará as comemorações dos 150 anos de Alfenas, em 2019.

A iniciativa é da Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. A partir das 14 horas, haverá apresentações de música e dança promovidas pelos integradores do Programa Cidade Escola.

Na última segunda (20), os integrantes da Esquadrilha, Major Arantes e Major Pimentel, estiveram em Alfenas para fazer uma vistoria técnica do local onde ocorrerá o evento, o aeroporto Municipal de Alfenas.

Esse é um procedimento comum realizado pela Esquadrilha da Fumaça. Antes das apresentações, um piloto precisa ir até o local para verificar as condições necessárias para a demonstração. Vários sío os requisitos analisados, tais como o local da apresentação, garantia de apoio de bombeiros, segurança do público e policiamento.

Origens da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça foi criada por jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos NA T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas