Alfenas recebe (Ônibus Lilás ) em agosto

Publicado em 13 de agosto de 2018

Alfenas recebe neste mês de agosto uma unidade móvel itinerante de enfrentamento à violência contra as mulheres da SEDPAC – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, o “ônibus Lilás”. A unidade móvel já ofereceu atendimento e orientação a cidadís de municípios de diversos estados brasileiros. O ônibus itinerante conta com o apoio da Prefeitura de Alfenas, por meio do CREAM é Centro de Referência no Atendimento às Mulheres de Alfenas, da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Social, do Governo de Minas e do Governo Federal.

A unidade atenderá as comunidades rurais do município entre os dias 22 e 23 de agosto, para atendimentos e irá promover uma “Roda de Conversa” no dia 22, a partir das 9 horas, com a rede de enfrentamento à violência doméstica, no CREAM é Centro de Referência no Atendimento às Mulheres de Alfenas, que fica na Rua Tiradentes, 1036, Centro, e após às 12 horas e no dia seguinte, a mesma programação se repete nos PSFs (Programa Saúde da Família) da Comunidade rural.

ÔNIBUS LILÁS UNIDADE ITINERANTE

Com o objetivo de debater os direitos femininos e combater a violência doméstica, o ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade e com modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra as mulheres.

A unidade itinerante pretende levar às mulheres das áreas rurais do município os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e também atua nas ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, tendo como norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

A central nacional de atendimento à mulher pode ser acionada pelo telefone 180.