Alfenas receberá uma das maiores maratonas de ciclismo do Brasil nesta sexta

Publicado em 6 de setembro de 2017

Nesta sexta, dia 8 de setembro, Alfenas será palco do 3º Desafio Caminho de Aparecida de Mountain Bike (MTB).

O evento conta com o apoio do Programa Cidade Escola e é realizado no âmbito da programação da rota mundial de peregrinação para Aparecida-SP, com sede oficial em Alfenas. A rota tem, em 97% dos seus percursos, estradas e trilhas, com quase 1.000 placas de sinalização que indicam o sentido do caminho para peregrinos a pé ou de bike.

Tanto a população de Alfenas, quanto das cidades vizinhas, de todo o Brasil ou exterior partem do portal de saída localizado no bairro Pinheirinho, entre a capela de Sío Francisco e a Escola Municipal Tereza Paulino.

Devido aos riscos de peregrinos/romeiros ficarem caminhando às margens das rodovias, uma rota mais segura foi planejada. A rota foi idealizada pelo peregrino Rodrigo de Paula Costa e construída pela Associação de Peregrinos do Caminho de Aparecida, amigos e jogadores do Pinheirense Futsal, empresários, ciclistas e caminhantes.

Após sinalização da rota, pessoas de vários estados do Brasil começaram a fazer contato, o que estimulou a criação do site www.caminhodeaparecida.com.br em 2011. Além disso, teve início a estruturação e construção de albergues peregrinos em locais que nío tinham hotéis nem pousadas para receber peregrinos é o que gerou uma nova fonte de renda para muitas famílias que vivem ao longo da rota.

Cuidados com a infraestrutura e certificação do evento

Para garantir a qualidade do evento, foi calculada toda a altimetria do percurso, mapeados os pontos naturais de água potável, e também coletada informações de toda rede bancária, telefonia móvel, restaurantes, pousadas, lanchonetes, postos de combustíveis, entre outros.

Levantados esses dados, foi criado em guia que auxilia o peregrino com informações de aeroportos e empresas interestaduais com ônibus para Alfenas. Com elevado número de turistas, ecoturistas, esportistas e peregrinos visitando a cidade, foi encaminhado em 2013 um pedido ao Santuário de Aparecida de emissío de certificado.

Desse modo, os peregrinos, ao expedirem credenciais em Alfenas, poderiam carimbar nos pontos de passagem sua confirmação de presença e, assim, receber o certificado de conclusío do caminho no final da peregrinação.

Cidade integrantes do circuito

Várias cidades mineiras estío conectadas ao caminho de Aparecida, somando um total de aproximadamente 50 cidades/distritos no circuito, conforme pode ser visto no infográfico abaixo.

O desafio caminho de Aparecida de MTB conta com a participação de todas as cidades do circuito, voluntários, empresários, esportistas, peregrinos e algumas prefeituras. é a maior ferramenta de divulgação do caminho de Aparecida, com vídeos chegando a mais de um milhío de visualizações.

Além disso, o evento é considerado a maior ultramaratona do Brasil realizada em um único dia. Um estudo está sendo feito visando descobrir se esta é a maior ultramaratona ininterrupta de ciclismo do mundo, relevando clima, parte noturna com 8 horas de pedal na escuridío, altimetria e dificuldades do solo montanhoso e, ainda, uma serra para atravessar com 50 km da subida até a descida, chegando a uma altitude de 2.000 metros.

Atletas alfenenses e atuais campeões do circuito

Alfenas terá 19 ciclistas participando da prova. A Associação irá dar apoio aos 150 atletas de todo o Brasil, que visitarío Alfenas no dia 8 de setembro. Em todo o trajeto, haverá um total de 22 mesas com frutas, píes, água, refrigerante, café, leite, bolos e bolachas, além de 25 pontos de hidratação.

No portal de saída do bairro Pinheirinho haverá um palco com atividades a partir das 14 horas. A primeira largada do desafio acontecerá às 18 horas, com atletas da categoria Turismo tendo 24 horas para fazer os 282 km. A segunda largada do desafio acontecerá às 22 horas, com atletas da categoria Solo tendo 20 horas para fazer os 282 km.

O atual campeío é Ricardo Sebastianes de Piracicaba-SP, que na edição de 2016 fez os 282 km em 13h35. Neste ano, o evento contará com a presença de sete mulheres, que vío disputar o desafio. A primeira e única mulher a fazer e concluir o desafio é Marta Almeida de Barbacena-MG, que na edição de 2016 fez os 282 km em 19h58.

Clique aqui para acessar o mapa do caminho e obter mais informações sobre o evento: www.caminhodeaparecida.com.br.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas