Alfenas vai sediar o V Encontro de Capoeira Angola

Publicado em 11 de setembro de 2019

Encontro acontecerá em diversos locais da cidade e conta com a participação de mestres renomados da modalidade

A Capoeira Angola é um estilo tradicional de capoeira, que valoriza os rituais e tradições afro-brasileiros. O jogo, a brincadeira, a busca pela ancestralidade, são elementos característicos dessa importante expressío da cultura brasileira.

Por isso, a Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promove entre os dias 13 e 15 de setembro, o V Encontro de Capoeira Angola com a temática “QUEM NUNCA VIU VENHA VER”, dando continuidade à programação especial para as festividades em comemoração aos 150 anos de história da cidade.

O encerramento será neste domingo, dia 15, na Feira Livre, no Paço Municipal.

O encontro será composto por rodas de Capoeira Angola, oficinas com os mestres convidados da cultura popular brasileira, Mestre Cobra Mansa FICA BA e Mestre Jurandir Nascimento FICA MG, representantes da ancestralidade viva da capoeira que, juntamente com mestre Walmir Damasceno FICA BA, são os fundadores da Fundação Internacional de Capoeira Angola é FICA, que conta com 9 núcleos do Brasil e 42 espalhados pelo mundo. Também terá exibição de documentário “Jogo de Corpo”, com o mestre Cobra Mansa.

Segundo os organizadores, o evento visa o fortalecimento do movimento da capoeira angola em Alfenas e no sul de Minas Gerais, estimulando a prática da capoeira e a socialização de jovens, crianças e adultos. Vivência criada com muito carinho a partir do projeto “Capoeira na Escola”, que visa a apresentação e iniciação de crianças na prática da capoeira, aproximando-as dos saberes ancestrais, fundamentos e autoconhecimento corporal.

O evento é uma realização da Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Fundação Internacional de Capoeira Angola é Fica BH.