Começam os preparativos e as atividades para a Semana Literária

Publicado em 16 de agosto de 2018

Um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas escolas refere-se ao incentivo à leitura, sendo que este tema precisa ser valorizado e corresponder à demanda de uma geração fortemente influenciada pelas mídias e por uma sociedade em constante transformação. O uso permanente das novas tecnologias precisa também estar voltado para a construção de público de leitores, isso já comprovado em inúmeras pesquisas que aquele que lê consegue ter mais sucesso em sua trajetória escolar e também profissional.

Em Alfenas teve início no dia 13 a Semana Literária 2018, com dezenas de atividades nas escolas municipais e nos dias 17 e 18 acontece a Feira do Livro de Alfenas.

A Semana Literária é uma forma de cultivar em nossos alunos e nas escolas o prazer pela leitura e o contato com os autores. A escola como um espaço de formação de cidadíos onde o conhecimento a informação e a cultura sío fundamentais, e os educadores promovem seu trabalho, com a intenção de construir em nossos alunos habilidades de leitura e escrita.

O cenário do evento e os preparativos já estío na reta final com a montagem dos estandes no Pátio do Paço Municipal em Alfenas. Ao todo, são 12 estandes, 04 tendas, banheiros acessíveis, estrutura de som e iluminação,

Para Guilherme Abraão, Superintendente de Educação e Cultura, utilizar novamente as dependências da Prefeitura, Câmara Municipal, Teatro e Biblioteca é uma forma de democratizar o uso desses espaços, redefinindo a finalidade destes bens públicos, que nesses dois dias, serío territórios da leitura e do saber.

O espaço já está preparado para receber palestrantes, escritores, professores, atores, além de um espaço infantil instalado e reservado aos alunos das redes municipal, estadual e privada.

O evento é uma realização da Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Câmara Municipal, Unifal e Unifenas.