Dia da árvore terá programação especial em Alfenas

Publicado em 18 de setembro de 2018

A Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da SMEC – Secretaria de Educação e Cultura, preparou uma programação especial em alusão ao “Dia da árvore”, que é comemorado em 21 de setembro, quando se inicia a primavera. Uma data muito importante para a natureza e para o município, além de preservar e comemorar a existência das árvores, Alfenas celebra esse momento, com três dias intenso de atividades.

A comemoração pelo “Dia da árvore” é um evento realizado em parceria entre o CODEMA é Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente e Cria Editora, como parte do Plano Municipal de Educação Ambiental, com apoio e participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Ação Social, CEMEI Profº Pedro Paulo, Tiro de Guerra, Programa Cidade Escola, UNIFAL-MG Universidade Federal de Alfenas, UNIFENAS é Universidade José do Rosário Vellano, CREA Jr., Polícia Militar do Meio Ambiente e PISO Ambiental.

A semana da árvore acontece de 19 a 22 de setembro, e começa com distribuição de mudas, plantio de árvores de jabuticabeiras em homenagem ao engenheiro e ambientalista Eduardo Engel, e de mais de 200 mudas da espécie resedas coloridas, que serío plantadas na Av. Jovino Fernandes Salles, no Santa Clara, onde cada família irá plantar uma árvore. Além de diversas atrações estío programadas, entre elas; música, dança e teatro. Também será oferecido brinquedos para a criançada do bairro, como pula-pula, escorregador, algodío doce, sucos e pipoca.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento é envolver toda a comunidade do bairro Santa Clara e sensibilizá-la da importância da preservação do meio ambiente e principalmente das árvores, que sío um dos maiores símbolos representativos da natureza e um dos bens mais valiosos da humanidade.

O Santa Clara ultimamente tem recebido da Prefeitura Municipal de Alfenas é Gestío 2017/2020 investimentos em toda a sua infraestrutura urbana, como limpeza pública, calçadas, asfalto, e agora, vai ganhar arborização nas áreas urbanas, trazendo um impacto bastante positivo para a qualidade de vida do município e principalmente para os moradores do bairro e regiío.

Confira a programação comemorativa:

De 19 a 22 de setembro

Quarta feira: Dia 19 é Horário: 9h e 14h é Local: Entrada do bairro Santa Clara, onde será construído um Espaço de Convivência.

Plantio de árvores de jabuticabeiras é A aquisição das 10 plantas foi feita através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e Eduardo Engel, na época, foi vice-presidente e conselheiro muito atuante em defesa das águas e do Meio Ambiente, sendo sua árvore preferida a jabuticabeira.

Atividades é Plantio de árvores é Uma parceria com o CODEMA é Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente e SMEC é Secretaria de Educação e Cultura. (Em frente ao Campus da UNIFAL).

Quinta-feira: Dia 20 é Horário: Das 9h às 12h

Identificação é Em comemoração do Dia da árvore e celebrando o início da Primavera será feita a identificação de diversas árvores da Praça Getúlio Vargas, que irá permitir o reconhecimento da flora da cidade, e gerar ainda mais a reflexío, o cuidado e o carinho com aquilo que só nos dá bem-estar e vida. é Ação empresa PISO Ambiental.

DIA DA ÁRVORE

O Julgamento da árvore é Ação do Projeto Recicleia, que será apresentado pelos alunos da Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro e Curso de Direito da UNIFENAS é Universidade José do Rosário Vellano.

Sexta feira: Dia 21 é Horário: 9h

Teatro é Peça sobre uma acusação injusta que pode terminar o fim dela. Alunos irío contracenar e tentar evitar que ela seja condenada a pena capital, que é o corte.

Horário: Das 8 às 12 h é Abertura com música pelo Conservatório Municipal de Alfenas Profª Walda Tiso Veiga e Café Comunitário é Bairro Santa Clara.

Atividades Recreativas é Plantio de mais de 200 mudas da espécie resedás coloridas no canteiro da Av. Jovino Fernandes Salles é Santa Clara.

Dia 22 é Sábado

Atividades: Praça Getúlio Vargas

Projeto plante uma árvore é Distribuição de mudas de árvores é Ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Agricultura) CREA Jr, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Encerramento é Comemoração doDIA MUNDIAL SEM CARRO”.

DIA DA ÁRVORE

O Dia da árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e foi instituído pelo entío presidente Castello Branco, através do Decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. Tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tío valioso. A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. O Dia da árvore em Alfenas faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente.