Feira-Livre de Domingo terá Barraca do Pró-Direitos

Publicado em 12 de novembro de 2018

O Pró-Direitos foi lançado pela Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Lei nº 2.140, de 30 de julho de 2018, que regulamentou a Lei Complementar nº 27, de 14 de agosto de 2017, e definiu as formas e critérios de acesso ao programa e seus benefícios. Após sua regulamentação, o prefeito Luiz Antonio da Silva decidiu criar a “BARRACA DO PRÓ-DIREITOS”, que vai oferecer atendimento social exclusivo ao cidadío, agora disponível todos os domingos, durante a feira livre.

A Prefeitura de Alfenas vai prestar serviços de cidadania e informações sobre os benefícios dos programas sociais do município, que será executado através de ações conjuntas entre as Secretarias participantes, dentre elas; Desenvolvimento Rural (Agricultura), Desenvolvimento Urbano (Obras), Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Ação Regional, Da Criança e Adolescente, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social (Ação Social), Habitação e Participação Popular, Juventude e Turismo, Núcleo dos Direitos, Saúde e PROCON, todas reunidas com o assessoramento da CMAT (Comissío Municipal de Análise Técnica), que poderío expedir atos próprios em cada área de atuação referentes a bens e serviços, ou benefícios supletivos e complementar do programa para atender o cidadão em situação de risco e vulnerabilidade social. Essa é mais uma ação inovadora da administração bem mais perto da população.

A abertura dos trabalhos será no próximo domingo, dia 18 de novembro, e já estará à disposição da população a “Barraca do PRÓ-DIREITOS”, com atendimento do PROCON, diversificado, amplo, eficaz e com informações precisas sobre quem terá direito aos programas sociais do município.

Cada domingo haverá panfletagem com material informativo de todos os serviços públicos oferecidos e os trabalhos serío acompanhados com atividades recreativas e culturais do Programa Cidade Escola, apresentações teatrais e muita dança, transformando o espaço em momentos de confraternização, interação, e harmonia entre as pessoas.

Na área de saúde haverá atendimentos à população, com profissionais que irío prestar esclarecimentos, na forma de como prevenir e alertar as pessoas sobre os principais problemas de saúde pública, onde podem receber orientações de saúde, aferição de pressío arterial, exames de glicemia, orientações nutricionais, contribuindo com atividades que auxiliam na saúde da população.

A Prefeitura informa que cada domingo a população irá receber o atendimento de uma secretaria, e funcionará das 8 às 12 horas. A Gestão 2017/2020 faz um chamamento a você cidadío, para que nío perca essa oportunidade de exercer e exigir o seu direito. A sua participação será fundamental para o sucesso das ações. Esse é um novo canal de comunicação e atendimento que fará parte da rede de serviços públicos da Prefeitura Municipal de Alfenas.

O QUE É O PRÓ-DIREITOS

Programa de Garantia a Direitos Fundamentais e Incentivo ao Desenvolvimento Social e Econômico do Município de Alfenas que instituiu dentre outros, o desenvolvimento social e econômico, urbano e rural, os direitos à moradia de qualidade, segurança e saúde pública de qualidade, proteção à gestante com risco social, à mulher vítima de violência doméstica e ressocialização de pessoa em situação de prisío.