Horta comunitária é inaugurada no Presí­dio de Alfenas

Publicado em 7 de fevereiro de 2017

Alfenas, 09 de janeiro de 2017 é A Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Agricultura e da Guarda Municipal, em parceria com a Emater e com a empresa Ponte Alta, participou nesta segunda-feira (09) da inauguração da horta comunitária no Presídio de Alfenas.

O projeto busca oferecer uma oportunidade de trabalho para o presidiário, que atuará no cultivo de verduras e hortaliças que abastecerío o próprio presídio e as escolas da cidade.

Segundo a Diretora do Presídio, Anelise Santiago de Mendonça, apenas serío selecionados para atuar na horta os detentos em regime semiaberto com autorização judicial para realizar trabalho externo. “Além de receber um valor equivalente a ¾ do salário mínimo, o detento terá um dia de pena reduzido a cada três dias trabalhados na horta”, ressalta ela.

Na visío do prefeito Luizinho, a remuneração recebida pelos detentos nío só ajudará as suas respectivas famílias como também vai movimentar a economia da cidade. O prefeito destacou, ainda, a importância de as administrações municipais promoverem ações de combate à violência e de inclusío social: “Nío podemos falar que ações para redução dos altos índices de criminalidade sío um problema exclusivo do Estado. é também nossa responsabilidade trabalhar em parceria com o Estado, propondo ações integradas que ajudem a reinserir o preso na sociedade”.

A área para a implantação da horta já existe dentro da Penitenciária. Em um primeiro momento, a empresa Ponte Alta fará a doação de aproximadamente 1800 mudas de verduras e hortaliças, que serío plantadas numa área de 5000 m2. De acordo com o Secretário de Agricultura, Dionízio José da Silva, a prefeitura disponibilizará todo o maquinário necessário para a implantação e manutenção da horta, além de ceder dois funcionários para trabalharem diretamente no local.

A Emater, parceira da Prefeitura, prestará toda a assistência técnica, desde a plantação das mudas, o manejo, a irrigação, até a orientação no sentido de se realizar uma produção agroecológica e sustentável.

A expectativa é de que, após o preparo do solo, o plantio das mudas na Horta Comunitária tenha início na primeira quinzena de fevereiro.

style=”text-align: right;”>ASCOM/Prefeitura de Alfenas