I Mostra de Cinema de Fama fomentou o turismo local e a sétima arte no sul de Minas

Publicado em 7 de junho de 2017

A pequena e charmosa cidade de Fama acolheu realizadores e entusiastas da sétima arte durante a I Mostra de Cinema de Fama-MG, realizada entre 26 e 28 de maio. Mais do que a proposta competitiva, prevaleceu o espírito de cooperação e incentivo à produção cinematográfica no sul de Minas, regiío carente de realizações na área.

E apesar do frio abaixo de 16 graus às margens do lago de Furnas, o festival contou segundo as organizadoras do evento, com uma média de 800 pessoas durante as três noites (2400 no total), que exibiram cerca de 40 trabalhos entre curtas e longas-metragens.

As feiras de artesanato e de alimentação, situadas ao lado da igreja matriz, ajudaram a aquecer a economia local, também dinamizada nos bares e restaurantes noturnos da cidade. “A Mostra de Fama confirmou que quando se oferece um evento com qualidade, com conteúdo e, sobretudo, com muita seriedade, o público comparece e participa”, afirma Aryanne Ribeiro, idealizadora da mostra.

Apesar desta ter sido a primeira edição do evento, realizado no interior e fora do circuito Rio-Sío Paulo, a I Mostra de Cinema de Fama nasceu já como um festival de estrutura condizente com importantes festivais do gênero no país: a exibição foi feita em tela de 9×5 metros, sonorização profissional, acomodação para grande público, serviços de alimentação, presença de artistas e parceiros vindos de outros estados.

Tudo isso só foi possível graças ao empenho das idealizadoras do evento, produtores, parceiros diversos e patrocínio da CODEMIG – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas e Gerais – e Governo de Minas, além do apoio da Prefeitura de Fama, Prefeitura de Alfenas, Acilago – Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas – e Secretaria de Governo de Minas Gerais.

Logo na abertura da mostra, o fascínio proporcionado pelo cinema e por consagradas trilhas – algumas delas interpretadas ao vivo pela Camerata Theophillus de Alfenas é deu o ensejo de que ali estava se concretizando um sonho antes impensável, algo pontuado mesmo por autoridades locais. A madrinha do evento, Malu Valle, e o homenageado, o roteirista Jovany Sales Rey, destacaram a importância de inciativas como a Mostra de Cinema de Fama, inclusive para o fortalecimento da produção nacional.

Além de produções de quatro regiões do país, de trabalhos experimentais a produções de grande envergadura, a investigação em torno do cinema se aprofundou com a oficina de atuação ministrada pelo experiente Anselmo Vasconcellos, presente durante os três dias de evento, estes também marcados pela irreverência do mestre de cerimônias, o ator Igor Cotrim. Todas as atividades da mostra foram gratuitas.

O encerramento do festival, mesmo com horário avançando após às 23 horas de domingo, foi o retrato do que se viu durante toda a I Mostra de Cinema de Fama: presença de famílias da cidade e de municípios vizinhos, muito calor humano e empolgação por parte dos concorrentes presentes.

A premiação também espelhou esse panorama, com o primeiro lugar para “Regeneração” (RJ), de Humberto Carrío, mas igualmente reconhecendo produções da regiío, como “Imerso em teu regaço” (Varginha), que levou o troféu de aclamação de público, e o prêmio de melhor atuação para Patrícia Silva – “Um canto para dormir” (Alfenas).

Confira a premiação da I Mostra de Cinema de Fama:

1º lugar: “Regeneração” – Direção: Humberto Carrío (RJ)

2º lugar: “O Chá do General” – Direção: Bob Yang (SP)

3º lugar: “Um Canto para dormir” – Direção: Bruno de Souza Pereira (Alfenas)

Menção Honrosa: “Meu Rio Vermelho” – Direção: Rafael Irineu (Cuiabá-MT)

Prêmio Mineiro: “Quatro Paredes” – Direção: Pedro Estrada e Breno Alvarenga (BH)

Aclamação do Público: “Imerso em teu Regaço” – Direção: Lucas Marques (Varginha)

Melhor Atuação: Patrícia Silva é atriz de “Um Canto para Dormir”

Mais informações:

mostrafama.com.br | (35) 9.9974-0724