MINAS LAB Oficinas gratuitas de comunicação chega em Alfenas

Publicado em 31 de janeiro de 2018

A SEDPAC – Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, Associação Coletivo Cultural, Subsecretaria de Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Programa Cidade Escola, oferece aos interessados na área de comunicação oficinas gratuitas, promovidas pelo projeto Minas Lab.

O debate será abordado na quinta-feira, 1 de fevereiro, quando Alfenas recebe a Coluna Ninja Sul de Minas, evento que reúne Pablo Capilé, ativista e produtor cultural e fundador do Fora do Eixo, e Fred Maia, jornalista e sociólogo. O encontro pretende discutir o atual momento do Brasil, e o papel da cultura e da comunicação na construção da resistência democrática e de um novo projeto popular para o Brasil.

O Minas Lab é Incubadora de Novas Mídias chega em Alfenas para promover oficinas de comunicação gratuitas sobre fotografia, audiovisual, redes sociais e redação.

O Projeto Minas Lab é uma realização da SEDPAC (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania).

Para participar basta preencher o formulário: http://goo.gl/iFZcuC

MINAS LAB

O Minas Lab Incubadora de Novas Mídias para a Juventude é um projeto para realização de uma série de atividades voltadas à formação e a consolidação de novas mídias e a criação de uma rede de mídia cidadã, onde serão ofertadas em todo o território mineiro dentro da temática de comunicação, junto a outras atividades integradas a este projeto, que visam aprimorar iniciativas existentes e fomentar o nascimento de novos núcleos de mídia gerenciados por coletivos de juventude com as novas ferramentas de comunicação na era digital e apresentar experiências de criação de redes associativas de inovação cidadí.

Em Alfenas, o projeto inicia no dia 1 de fevereiro e vai até o dia 3 de fevereiro. As oficinas serío realizadas na UNIFAL é Universidade Federal de Alfenas, rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, centro.

Oficinas do MINAS LAB:

Redes Sociais

Técnicas para redação de textos para web, elaboração e publicação de narrativas via Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Flickr; desenvolvimento de estratégias e campanhas; elaboração de ações diretas e intervenções digitais.

Redação

Técnicas para produção de matérias e reportagens jornalísticas; produção de texto em coberturas de rua; desenvolvimento de textos de campanhas de mobilização social.

Audiovisual

Técnicas básicas para realização de coberturas audiovisual em tempo real; edição e finalização de vídeos, seja ou reportagens e documentários; elaboração de roteiros; auxílio técnico em programas audiovisuais ao vivo e on-line.

Fotografia

Técnicas básicas para realização de coberturas fotográficas em tempo real, ensaios e fotorreportagens; edição e tratamento de fotos no computador e no celular.

Programação:

01/02 – Oficina DCE

Local: UNIFAL

Horário: 15h

1.1 Oficina de Audiovisual é 4h/aula

Responsável: Tassio Pereira Lopes

Emenda: Apresentação das noções básicas de audiovisual com ênfase na produção de vídeos para web.

1.2 Oficina de redes é 4h/aula

Responsável: Thanee Desgasperi

Emenda: Noções básicas para utilização das redes sociais, com ênfase na produção e distribuição de conteúdo e gerenciamento de grupos.

2 Mesa de Abertura é MINAS LAB, MíDIA NINJA E FORA DO EIXO

Tema: Debate sobre conjuntura e o papel da cultura e da comunicação na luta pela democracia e na construção de um projeto popular no Brasil.

Local: UNIFAL SEDE é R 102

Horário: 18h30

Participantes: Fred Maia, Pablo Capilé, Tani Rose Ribeiro (Secretária Municipal de Educação e Cultura e ex presidenta do PT é Alfenas), Isabelle Medeiros, Paulo Márcio (Reitor atual), Sandro Amadeu (Futuro Reitor da UNIFAL, já eleito), Flamarion Dutra Alves (Diretor do Instituto das Ciências da Natureza é ICN e pesquisador de Geografia de Redes).

2.1. Abertura para perguntas
Horário: 20:00.

Dia: 02/02

3 Oficina é CIDADE ESCOLA

Local: Núcleo Pinheirinho é E.M. Tereza Paulino

Endereço: Av. Joío Januário Magalhíes, 312 é Bairro Pinheirinho

Horário: 10h

3.1 Oficina é CIDADE ESCOLA

Local: Estamparia Social

Horário: 13h30

4 Roda de Conversa é NúCLEO DE MULHERES

Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)

Endereço: Governador Valadares, nº 1.262 é Bairro Jardim Sío Carlos

Horário: 14h

Importante: Para os estudantes da UNIFAL, contará com horas formativas, já o Certificado será para todos que participarem do evento e se inscreverem.