Natal especial em Alfenas traz esse ano a “II Cantata de Natal”

Publicado em 10 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do programa “Toda Música Para Todos!” da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), preparou neste natal um evento musical repleto de canções natalinas. O evento acontece no Pátio da Igreja Matriz de Sío José e Dores que será o palco mágico da II Cantata de Natal de Alfenas, no próximo sábado, dia 15, às 20 horas. O tema desse ano “Natal com Música” destaca composições natalinas arranjadas para coro e orquestra com os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista. A II Cantata de Natal será regida pelo maestro Ramon Moraes.

“Ocupar uma praça com um evento como esse é desafiador, mas ao mesmo tempo, é a certeza que estamos no caminho certo para popularizar a cultura e dar acesso às pessoas que nío poderiam ir a um grande concerto”, explica Guilherme Abraío, superintendente Municipal de Cultura. “A Cantata de Natal é motivo de orgulho para todos os músicos e produtores envolvidos, pois sío meses de preparação e o resultado é a democratização da música de concerto na cidade”, ressaltou Guilherme Abraío.

O programa do concerto destaca musicais tradicionais natalinas e peças eruditas, com obras musicais que vío desde “Noite Feliz” e “Oh Happy Day” a composições do alemío Robert Schumann. A preparação do repertório foi realizada pelos maestros Ramon Moraes e Joío Pedro Boroni, respectivamente regentes da Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG.

“Preparamos uma apresentação muito especial para que a comunidade alfenense e seus convidados possam experimentar momentos relaxantes, reflexivos e festivos nesse momento especial do ano. Buscaremos proporcionar uma experiência completa para o público, mostrando um pouco da música instrumental e coral que está sendo desenvolvida na UNIFAL-MG”, explica Ramon Moraes.

De acordo com os organizadores, em 2017, a Cantata foi realizada em frente ao Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL-MG e teve a participação de músicos do Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga com a regência foi do maestro Thiago Moraes, atual diretor do Conservatório de Alfenas. O objetivo da mudança de local foi a necessidade de atender um maior público com mais conforto.

Segundo a professora Eliane Garcia Rezende, Pró-Reitora de Extensío da UNIFAL-MG, as apresentações musicais dos grupos da UNIFAL-MG mostram o empenho das pessoas na construção da arte musical em diferentes estilos. “Expor este trabalho para a população de Alfenas é muito gratificante e, ao mesmo tempo, muito relevante, pois a população Alfenense merece receber esta bela Arte e compartilhar desse bálsamo para a alma”, completa.

Para o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do programa “Toda Música Para Todos!”, a Cantata de Natal é mais uma ação de sucesso realizada em parceria com a Prefeitura de Alfenas. “A parceria entre instituições públicas e privadas é fundamental para promoção da cultura na cidade. E quem ganha com essas articulações é a própria comunidade local que passa a ter acesso a eventos de excelente nível técnico e conceitual”, finaliza.

Em preparação ao espetáculo da Cantata de Natal, os grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista realizam um ensaio aberto nesta sexta-feira (14), às 19h, no Pátio da Igreja Matriz Sío José e Dores. O acesso é livre e gratuito a todos os públicos.