Ir paa conteúdo

Campanha Nacional de vacinação contra paralisia infantil começa nesta segunda-feira


Em 27/05/2024 - Campanha Nacional de vacinação contra paralisia infantil começa nesta segunda-feira

A Campanha nacional de Vacinação contra a Poliomielite (vacinação infantil) será realizada no período de 27 de maio a 14 de junho e terá como público alvo a crianças menores de 5 anos de idade.

Em Alfenas a vacinação acontece de segunda a sexta-feira das 08h às 16h no Ambulatório Aparecida, PSF Nova América, PSF Pinheirinho e PSF Primavera. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação da criança, bem como CPF ou Cartão SUS.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

Desse modo, esforços devem ser empreendidos para a erradicação da poliomielite, tais como oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.