Ir paa conteúdo

Alfenas inicia campanha de vacinação contra gripe neste sábado (23)


Em 22/03/2024 - Alfenas inicia campanha de vacinação contra gripe neste sábado (23)

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, neste sábado (23), a campanha de vacinação anual contra a influenza (vírus causador da gripe). Durante o sábado (das 09 às 15h) e domingo (das 08h às 12h) a imunização acontecerá na Central de Vacinas, onde acontece também a vacinação contra a Covid-19.

Serão imunizadas pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades), imunossuprimidos, trissomia, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, policiais e bombeiros.

De segunda-feira (25/03) até o dia 31 de maio a vacinação acontecerá nos seguintes locais de segunda a sexta-feira:

Ambulatório Aparecida: Das 08h às 16h

PSF Jardim América: Das 08h às 12h e 13h às 16h

PSF Pinheirinho: Das 08h às 12h e 13h às 16h

PSF Jardim Primavera: Das 08h às 12h e 13h às 16h

“O objetivo da antecipação da campanha neste ano é reduzir os casos de complicações da doença, visando proteger a nossa população contra o vírus da Influenza, doença grave que pode apresentar complicações principalmente nos grupos de risco”, afirmo a Coordenadora da Central de Vacinas, Taciane de Lima.

Vacina é segura
A vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 a 23 meses devem receber duas doses. A vacina é segura e não causa gripe.

A doença
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.