Em 31/05/2023 - Audiência Pública discute Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

Aconteceu ontem, (30/05), na Câmara Municipal audiência pública em continuação as ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. O evento tem como objetivo chamar a atenção das pessoas sobre a importância da informação em relação aos tipos de abuso sexual infantil e conscientização para que se faça denúncias, caso alguém veja ou presencie esse crime.

Estiveram presentes o prefeito Fábio Marques Florêncio, Vereadores, Secretários Municipais, Guarda Municipal, Polícia Militar, Centro Municipal do Autismo, Centro de Referência em Direitos Humanos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Marcelo Mezete presidente da 21 subseção da OAB, Professor Alysson Leal representando a Unifenas de forma online o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Alfenas Doutor Marcelo Fernandes dos Santos.

Durante a audiência o prefeito Fábio Marques Florêncio destacou o seu apoio a causa: “Como meu pai tenho uma preocupação muito grande por essa causa nobre e importante. Tenham certeza que vocês tem o meu apoio nesse debate e estou à disposição para ouvir propostas no combate à violência de crianças e adolescentes em Alfenas.”

Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Neste ano em Alfenas além da audiência pública aconteceu a caminhada em apoio a causa, tendo crianças como participantes.