Dia da Consciência Negra

Em 17/11/2023 - Dia da Consciência Negra

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.  Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Em Alfenas, A Lei Nº4.839, 15 de abril de 2019, instituiu o dia 20 de novembro no calendário oficial de feriados do município. A Lei foi aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo então Prefeito Luiz Antônio da Silva.

Semana da Consciência Negra em Alfenas

A Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Juventude e Turismo realiza ações na Semana da Consciência Negra com palestras, feiras, apresentações musicais, rodas de capoeira e rodas de conversa.

O evento é realizado também pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) DE Alfenas, Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (CIR) e Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (COMPIRA). Confira a programação:

Sábado – 11/11/2023

17h: Encontro de Grupos de Capoeira no Centro Vivencial – Rua Cônego José Carlos, 175 – Parque das Nações

20h: Apresentação Musical DJ Keko – Concha Acústica Praça Getúlio Vargas

Domingo – 12/11/2023

10h: Encontro de Congadas durante a Feira Livre Cultural no Coreto Praça Doutor Emílio da Silveira

Sábado – 18/11/2023

Das 09h ás 18h:  1ª Feira do Empreendedorismo Afro de Alfenas – Antiga Praça da Estação. Os empreendedores negros poderão realizar a inscrição para participação da feira no aplicativo Conecta Alfenas ou através do endereço: Praça Doutor Fausto Monteiro, 310, ap. 303.

Serão ofertados ajuda de custo aos feirantes. Os interessados em vender alimentos ou bebidas durante a feira devem procurar com antecedência a Vigilância Sanitária.

16h30: Show com Pagode da Preta na Concha Acústica (Praça Getúlio Vargas)

Domingo e Segunda – 19 e 20 de novembro

20h Peça de Teatro Palmares – Uma História de Luta – Teatro Municipal

Segunda – 20/11/2023

10h: Roda de Conversa na Concha Acústica – Praça Getúlio Vargas

Domingo – 26/11/2023

Das 16h às 18h - 1º Desfile de Beleza Afro de Alfenas no Salão de Festa San Marino: Rua Um, Nº678 Jardim das Palmeiras. As inscrições devem ser realizadas através do aplicativo Conecta Alfenas ou no endereço Praça Fausto Monteiro, 310 – apartamento 303 das 16h às 18h.

19h: Festa Black com DJ Alan Saher a partir das 19h no Hotel San Marino Rua Um, Nº678 Jardim das Palmeiras.