Festa em Louvor a Santos Reis 2024

Em 15/01/2024 - Festa em Louvor a Santos Reis 2024

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, a Tradicional Festa de Santos Reis, com barracas típicas, shows, missa e almoço comunitário.

As atividades iniciaram no dia 12 de janeiro com shows de Suely Lopes e Edi Carlos e Suely. No dia 13 de janeiro a festa foi com a apresentação de Belmonte e Amaraí. O encerramento no domingo (14/01), contou com a missa em louvor ao Três Reis Magos, shows de Miriane Siqueira e DJ Lobão e grande almoço comunitário com visitas das companhias de Reis.

Sobre a festividade:

A tradição das Folias de Reis em Minas Gerais remonta ao período colonial, trazida pelos portugueses. Ela mescla elementos da cultura portuguesa, indígena e africana. Em Minas, a festa ganhou características próprias, com grupos que percorrem as cidades, visitando casas e igrejas, entoando cânticos, dançando e representando a jornada dos Reis Magos. A celebração é marcada pela música, devoção religiosa e pela preservação de costumes ancestrais, sendo valorizada como uma expressão cultural significativa na região.