Guarda Municipal de Alfenas completa 20 anos

Em 24/11/2023 - Guarda Municipal de Alfenas completa 20 anos

A Guarda Civil Municipal foi homenageada hoje (24/11), pelos 20 anos de atuação em Alfenas. O evento foi realizado na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e faz parte do 1º Encontro Regional de CONSEPS. Os guardas foram homenageados com medalhas e certificados.

20 anos da Guarda Municipal de Alfenas

A Guarda Municipal de Alfenas foi criada em 2003, sendo pioneira na região do sul de Minas. Foi modelo para outras prefeituras criarem sistemas municipais de segurança. Atualmente conta com efetivo de 38 agentes atuando em diversas áreas da segurança pública, de forma preventiva e repressiva.

A Guarda auxilia as escolas das redes de ensino presentes em Alfenas, além das duas grandes universidades, atendendo 20 mil alunos. Entre as atividades realizadas está a fiscalização de trânsito nas vidas do município, policiamento em eventos, proteção dos bens e serviços públicos dado suporte aos demais servidores públicos em suas ações e atividades educativos nas escolas.

Em 2019 foi inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública, no local existe a central de monitoramento contando com câmeras instaladas estrategicamente formando uma espécie de “muralha virtual” no entorno da cidade, monitoradas 24 horas pelo setor de inteligência da Guarda Municipal.

As câmeras digitais são do sistema OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres. Elas reconhecem placas de veículos produtos de crimes como furto, roubo, clonagem ou envolvido em qualquer tipo de delito em rastreamentos pelas forças de segurança. Alfenas conta com sistema de segurança desde 2017. Os equipamentos são fundamentais para as ações policiais como prisões e apreensões, com a diminuição de 80% da violência na cidade.

Em 2021, o Município de Alfenas foi o primeiro dentre 853 municípios mineiros a receber a certificação do Programa Selo Prevenção Minas como resultado dos trabalhos foi elaborado o Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade. Metas que a Guarda Municipal tem ajudado a concretizar.

Diante das necessidades, em 2023 a Guarda passou a monitorar as escolas, criando um grupo de trabalho com gestores das unidades que possuem um aplicativo para emergências.