Prefeito anuncia melhorias no Bairro Rural Bárbaras

Em 06/03/2024 - Prefeito anuncia melhorias no Bairro Rural Bárbaras

O Prefeito Fábio Marquês Florêncio reuniu ontem à noite (05/03), com os moradores do bairro rural Barbaras. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no salão comunitário da comunidade para tratar sobre segurança.

Na ocasião, o Prefeito acompanhado da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Iolanda da Silva dos Santos, anunciou melhorias no bairro, sendo  uma linha de ônibus da empresa Alfetur que irá atender a comunidade, a instalação de uma câmera OCR (reconhecimento óptico de caracteres), a criação de um ponto de apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal no PSF do bairro, instalação de postes de iluminação próximo a igreja e pintura da vias que foram asfaltadas recentemente.

O coordenador da Guarda Municipal Marcelo Santos destacou que “com o concurso, haverá mais agentes que poderão atender as comunidades na Patrulha Rural da Guarda Municipal, que será criada após o concurso e treinamento, e que novas viaturas já estão à disposição.”

Patrulha Rural

Em março de 2023 foi criada a Rede de Vizinhos Protegidos com forte presença da Patrulha Rural da Polícia Militar nas madrugas e rondas da Guarda Municipal de Alfenas.

No encontro de ontem, o Capitão Caselato (PMMG) e os militares da Patrulha Rural, Sargento Anselmo e a Soldado Valdirene, apresentaram dicas importantes para aumentar para aumentar a segurança no bairro, como equipamentos que podem auxiliar na segurança das propriedades rurais. Frisou que encontros como este são importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e dar manutenção na rede, situações fundamentais para fortalecer a segurança no bairro.

Alfenas é a primeira cidade do país da instalar as câmeras OCR na zona rural

A câmera que fará o monitoramento do bairro rural Bárbaras é do sistema OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres. Elas reconhecem placas de veículos produtos de crimes como furto, roubo, clonagem ou envolvido em qualquer tipo de delito em rastreamentos pelas forças de segurança.

Alfenas conta com sistema de segurança desde 2017. Os equipamentos são fundamentais para as ações policiais como prisões e apreensões, com a diminuição de 80% da violência na cidade.