Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra gripe

Em 03/04/2023 - Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra gripe

A Prefeitura de Alfenas inicia nesta segunda-feira (3) a Campanha de Vacinação contra a gripe. Na primeira etapa serão vacinados:

.Idosos a partir de 60 anos,

.Trabalhadores da saúde;

.Pessoas com comorbidades;

.População acamada e residente das instituições de longa permanência,

.Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);

.Crianças de 6 meses a 5 anos;

.Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo de passageiros;

.Trabalhadores portuários, das forças armadas, segurança e salvamento;

.Professores.

A vacinação terá como pontos fixos de vacinação de segunda á sexta-feira, das 08h ás 16h, o Ambulatório Aparecida, PSF Nova América, PSF Pinheirinho, PSF Primavera e SAD (ao lado do Ambulatório Plinio). Durante todo o mês a vacinação vai acontecer também nos seguintes locais:

A vacinação contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19.

Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacina e municipal do SUS. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, entre outros. Os trabalhadores da saúde, caminhoneiros, portuários, das forças armadas, segurança, salvamento e professores devem apresentar documento que comprove a atividade na área.

São considerados imunossuprimidos, as pessoas com as seguintes condições:

- Imunodeficiência congênita ou adquirida;

- imunossupressão por doenças ou medicamentos;

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;

- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.