Prefeitura lança programa de combate à pobreza menstrual

Em 02/03/2023 - Prefeitura lança programa de combate à pobreza menstrual

A Prefeitura de Alfenas através das Secretaria Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Criança, da Assistência e dos Direitos Sociais com o apoio do Centro de Referência de Direitos Humanos do Território Sul (CRDH-SUL), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Núcleo de Assistência à Família (NAF) lança em Alfenas o projeto “Soma no Fluxo! Higiene menstrual não é luxo. Acesso a produtos menstruais é um direito e questão de saúde pública”.

O evento que vai acontecer no dia 06 de março, às 14h, no auditório Leão de Faria – Campus Sede da Unifal de Alfenas, é aberto a toda a população e marca o início da semana da mulher no município.

O projeto

Em 2022 foi aprovado em sessão legislativa na Câmara Municipal de Alfenas, a Lei Nº 5.125 que institui o “Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH)” lei essa proposta pela vereadora Tani Rose, onde se viu a prerrogativa para início de debate sobre o que embarca a pobreza menstrual para pessoas que menstruam, como essa vulnerabilidade social impacta no dia a dia de quem passa pelo momento de vulnerabilidade social em nosso município.

Marina Gissi, secretaria executiva da Secretaria de Juventude e Turismo ressaltou que o projeto abrange desde o âmbito escolar que muitas vezes se vê a pobreza menstrual como motivo de evasão, até as mulheres/pessoas privadas de liberdade que não têm acesso ao direito básico de higiene pessoal. “É onde encontramos uma falha explícita para a garantia da saúde integral das pessoas que menstruam, para além da simples distribuição dos absorventes como apoio, é preciso realizar o debate sobre o que embarca essa pobreza menstrual, ser colocado então o que é a dignidade menstrual e como solucionar essa brecha tão grande dentro do nosso cotidiano enquanto população faz parte do processo do acesso digno à saúde”