Obras de Infraestrutura Urbana e Recuperação de Córregos

Publicado em 16 de julho de 2020

Os trabalhos deram início neste mês, e irá oferecer em breve, grandes

benefícios a todos moradores da região.

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Estratégico, deu início a mais uma grande obra no município, a recuperação dos córregos na cidade. Várias intervenções de infraestrutura urbana serão feitas nos córregos do Chafariz, Pântano, Boa Esperança e na Voçoroca da Avenida Lincoln Westin da Silveira. Ao todo serão investidos mais R$ 5,3 milhões, através do PPI – Projetos Prioritários de Investimento, programa criado em 2010, e recursos recuperados pela Administração 2017/2020, a fundo perdido, no ano de 2017, do antigo Ministério das Cidades.

Neste mês, começaram as obras na microbacia do córrego Chafariz, localizado na área central da cidade, e região do entorno do bairro Jardim Elite e adjacências. As intervenções contemplam uma série de demandas da população como a recuperação do córrego Chafariz, limpeza e capina do terreno compreendido entre as ruas Adolfo Engel, Joaquim Manso Vieira, São Paulo, e Alexandre Silveira Mariano.

Segundo Rafael Apipe Silveira, Analista Fiscal de política urbana do Município, lotado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Estratégico, serão 7 mil metros quadrados de área de limpeza, com pista de caminhada, entre as ruas Adolfo Engel e Joaquim Manso Vieira, e entre a rua São Paulo e Alexandre Silveira Mariano. Segundo ele, o traçado será margeando as ruas do entorno, além de passeio em alguns trechos e iluminação pública, Led de 50 Watts, num total de 136 unidades, com área gramada nestes trechos com aproximadamente 34 mil metros quadrados de grama esmeralda, onde serão instaladas 42 lixeiras e 253 árvores plantadas. Também será construído uma passarela em estrutura mista de concreto e metálico, que ligará a Rua Juvêncio Batista Terra à área que receberá pista de caminhada passando por cima do canal existente (o córrego). As ruas Paula Cândida da Silva, Osmar Brás dos Reis e José de Paula Martins, vão receber contenções, por causa dos problemas de estabilidade, muro de gabião e drenagem específica com caixa e escada hidráulica, completou Rafael Silveira.

A revitalização urbana nesta área, entre outros serviços, com o objetivo de garantir melhor trafegabilidade e mais qualidade de vida a milhares de moradores dessa região, pois somente no córrego Chafariz e região, serão investidos um total de R$ 1,9 milhões em toda sua área. Essa é mais uma conquista para toda a região do Jardim Elite e seu entorno, são obras estruturantes que trazem um impacto positivo para a sociedade, satisfazendo seus anseios e oferecendo mais qualidade de vida à população.

As ações do governo municipal estão pulverizadas em diferentes setores da área urbana e rural, contemplando a área central das principais avenidas, ruas e bairros, com asfalto, drenagem pluvial, ciclovia, perimetral e um novo sistema de iluminação pública LED por toda a cidade.