Plantio de árvores e palestra marcam agenda ambiental em Alfenas

Publicado em 16 de abril de 2019

Alunos da rede municipal de ensino participaram de várias atividades neste final de semana, entre elas, o plantio de árvores e palestra sobre pilotagem em duas rodas. As ações foram realizadas na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente) com palestra educativa sobre pilotagem segura de bicicletas e motocicletas. O conteúdo foi apresentado de forma multimídia e interativa, visando a conscientização dos jovens e futuros condutores sobre as práticas de segurança no trânsito, com o palestrante Wilson Yasuda, Consultor da ABRACICLO é Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Já o plantio de árvores aconteceu também na Avenida Governador Valadares e nas imediações da Pista de Motocross, juntamente com os competidores da 1ª Etapa do Campeonato de Motocross, que abriu a agenda em comemoração aos 150 anos de Alfenas. As áreas verdes receberam o plantio de árvores das espécies Ipê Amarelo e Sete Copas.

Ao todo, reuniu-se aproximadamente 300 alunos da rede municipal de ensino, onde puderam conhecer bem de perto toda a infraestrutura física e logística instalada na Pista de Motocross, e acompanhar os treinos da maior competição da América Latina, com pilotos de todo o país e do exterior, com o maior número de participantes.

O evento contou com a participação do prefeito, secretários, servidores públicos, e do presidente da Confederação Nacional de Motociclismo (CBM) Firmo Henrique Alves.

As ações educativas ambientais vem acontecendo constantemente no município e tem sido uma das preocupações da administração municipal com o plantio de árvores que valorizam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, projetos que estío sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Alfenas, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Agricultura).

LEI Nº 4.077, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2008

Em Alfenas, foi aprovado pela Câmara Municipal o Pró-Ecovit é Programa Municipal de Arborização Urbana de árvores Frutíferas. A proposta prevê o plantio em áreas verdes, em caráter permanente, por meio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

As escolas da rede municipal de ensino poderío realizar atividades integradas na orientação dos alunos em relação ao programa. O Plano de Arborização prevê também a troca de algumas árvores impróprias para o perímetro urbano no município.

O objetivo do “Pró-Ecovit” é ecológico, educacional e proporciona melhoria ambiental, através da arborização urbana com árvores frutíferas e ao mesmo tempo sirva de alimento à população.