População deve estar alerta no combate ao mosquito da dengue em suas residências

Publicado em 26 de outubro de 2017

Desde os primeiros dias da nova administração, a Prefeitura de Alfenas tem trabalhado incessantemente no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue no município.

Entre os dias 16 a 20 de outubro, foi realizado em Alfenas o 3º Levantamento de índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) pela equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município.

População deve manter-se em alerta

Segundo os últimos dados apontados pelo LIRAa, os bairros detectados com maior índice de infestação são: Campinho, Jardim Elite, Jardim Vista Alegre e Vila Teixeira.

Esse levantamento também demonstrou que 100% dos focos de proliferação do mosquito encontram-se dentro das residências. Em virtude disso, o Coordenador da Vigilância Ambiental, Edimauro Pereira, ressalta: “se cada pessoa fazer a prevenção do mosquito na própria casa e no quintal, conseguiríamos acabar com a transmissío de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade”.

Medidas de prevenção que podem ser tomadas em casa

• preciso vistoriar constantemente os possíveis criadouros de mosquitos, como vasos, recipientes, bebedouros, caixa de água, calhas, lajes e telhados. Saiba como:
  • Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
  • O pratinho que fica abaixo dos vasos de plantas nío pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas, retirá-las, ou enche-las com areia;
  • Caixas d’água devem ser mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para qualquer outro tipo de reservatório de água;
  • Vasilhas que servem como bebedouros de animais como gatos e cachorros devem estar limpas e ter a água trocada diariamente;
  • As piscinas devem ter tratamento da água com cloro sempre na quantidade recomendada. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas, com a retirada total da água, e permanecerem sempre secas;
  • Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se nío forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas