Prefeito discute com empresários e gestores de Alfenas a implantação do Museu Tecnológico do Café

Publicado em 22 de agosto de 2017

Na última sexta-feira (18), o prefeito Luiz Antônio da Silva reuniu-se com empresários, gestores e representantes de universidades de Alfenas para apresentar um novo projeto para a cidade: o Museu Tecnológico do Café.

O espaço tem por objetivo contar a história do café e todo o seu processo e desenvolvimento no sul de Minas e no mundo, de maneira pedagógica, lúdica e interativa.

Este museu será a primeira construção da Cidade das Artes e das Ciências de Alfenas, um centro cultural com vocação didática, capaz de construir elos com a comunidade, a partir do respeito e conhecimento de seu próprio patrimônio cultural e histórico.

A Cidade das Artes e das Ciências de Alfenas

Este complexo será composto pelos seguintes espaços:

• Museu Tecnológico do Café
  • Museu Histórico e Pedagógico de Alfenas
  • Centro de Ciências Tecnologia e Inovação
  • Biblioteca Pública Municipal
  • Pavilhão das Artes Street
  • Praça de Eventos e Manifestações Culturais
  • Parque das Crianças
  • Auditório e Cinemateca
  • Terraço Sustentável e Mirante
  • Restaurante e Café Literário

O projeto pretende unir, em um só espaço, Ciência, Cultura, Arte, Educação e Entretenimento, por meio de instalações tecnológicas interativas que tornam a visita mais instigante, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, reflexões e práticas científicas.

A Cidade das Artes e das Ciências buscará, ainda, incentivar a pluralidade e a diversidade de linguagens por meio do fomento, promoção, difusão e discussão da produção científica, histórica, artística e cultural contemporânea. Além disso, visa popularizar a Ciência, as Artes e a Cultura, despertando a curiosidade e a interatividade dos seus visitantes.

Fases do projeto

O projeto está na fase de planejamento, organização e definição operacional, com base nas indicações apontadas pelas instituições museológicas, científicas, artísticas e culturais, bem como pelas grades curriculares das instituições de ensino da cidade.

A ideia é integrar o projeto à Rede de Ensino Público Municipal, corpo docente e discente de Alfenas, atendendo a população da cidade e das regiões vizinhas.

Para tanto, parcerias serão feitas entre as instituições de pesquisa, ensino, produções artísticas e culturais, produção e divulgação científica de referência e com expertise em suas áreas, para colaborarem na elaboração dos conteúdos, construção dos setores e nas áreas temáticas.

Em breve, a Prefeitura de Alfenas publicará um edital, contendo as especificações do projeto e os pré-requisitos necessários para que as empresas interessadas em estabelecer parcerias possam se candidatar.

ASCOM/Prefeitura de Alfenas