Prefeito discute com empresários e gestores de Alfenas a implantação do Museu Tecnológico do Café
Na última sexta-feira (18), o prefeito Luiz Antônio da Silva reuniu-se com empresários, gestores e representantes de universidades de Alfenas para apresentar um novo projeto para a cidade: o Museu Tecnológico do Café.
O espaço tem por objetivo contar a história do café e todo o seu processo e desenvolvimento no sul de Minas e no mundo, de maneira pedagógica, lúdica e interativa.
Este museu será a primeira construção da Cidade das Artes e das Ciências de Alfenas, um centro cultural com vocação didática, capaz de construir elos com a comunidade, a partir do respeito e conhecimento de seu próprio patrimônio cultural e histórico.
A Cidade das Artes e das Ciências de Alfenas
Este complexo será composto pelos seguintes espaços:
- Museu Tecnológico do Café
- Museu Histórico e Pedagógico de Alfenas
- Centro de Ciências Tecnologia e Inovação
- Biblioteca Pública Municipal
- Pavilhão das Artes Street
- Praça de Eventos e Manifestações Culturais
- Parque das Crianças
- Auditório e Cinemateca
- Terraço Sustentável e Mirante
- Restaurante e Café Literário
O projeto pretende unir, em um só espaço, Ciência, Cultura, Arte, Educação e Entretenimento, por meio de instalações tecnológicas interativas que tornam a visita mais instigante, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, reflexões e práticas científicas.
A Cidade das Artes e das Ciências buscará, ainda, incentivar a pluralidade e a diversidade de linguagens por meio do fomento, promoção, difusão e discussão da produção científica, histórica, artística e cultural contemporânea. Além disso, visa popularizar a Ciência, as Artes e a Cultura, despertando a curiosidade e a interatividade dos seus visitantes.
Fases do projeto
O projeto está na fase de planejamento, organização e definição operacional, com base nas indicações apontadas pelas instituições museológicas, científicas, artísticas e culturais, bem como pelas grades curriculares das instituições de ensino da cidade.
A ideia é integrar o projeto à Rede de Ensino Público Municipal, corpo docente e discente de Alfenas, atendendo a população da cidade e das regiões vizinhas.
Para tanto, parcerias serão feitas entre as instituições de pesquisa, ensino, produções artísticas e culturais, produção e divulgação científica de referência e com expertise em suas áreas, para colaborarem na elaboração dos conteúdos, construção dos setores e nas áreas temáticas.
Em breve, a Prefeitura de Alfenas publicará um edital, contendo as especificações do projeto e os pré-requisitos necessários para que as empresas interessadas em estabelecer parcerias possam se candidatar.
ASCOM/Prefeitura de Alfenas
« Conselheira de Alfenas representa município na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher em Brasília
Nota de pesar pelo falecimento do servidor Paulo Sérgio Ferreira Adão »
0 Comentários