Prefeito faz lançamento da pedra fundamental do Centro Cultural Comunitário Mestre Jorge Lourenço
O prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), acompanhado pela Secretária de Educação e Cultura Tani Rose Ribeiro, servidores públicos, convidados e com a presença da comunidade dos Santos Reis, fez o lançamento da pedra fundamental para construção do Centro Cultural Comunitário Mestre Jorge Lourenço.
O ato aconteceu nesta segunda-feira (14/10), sendo mais uma das atividades em homenagem aos 150 anos da cidade de Alfenas.
O evento teve início com a celebração de uma missa, e logo após, foi realizada uma benção no terreno, no momento em que o pesquisador Affonso Furtado fez uma homenagem a todos os mestres presentes e em seguida, todos assinaram uma lista de presença que foi colocada na cápsula do tempo enterrada pelo prefeito no terreno e que será aberta daqui a 30 anos.
Em seguida, houve um momento de bate-papo descontraído com os foliões sobre a importância de manter essa tradição popular.
“Lançamento do Centro Cultural Jorge Lourenço, nos Santos Reis: Fé pura, fé do povo que luta e resiste”, expressou o prefeito durante a solenidade, e em suas redes sociais.
De acordo com a Ong Casa de Santos Reis, essa iniciativa só foi possível porque a Prefeitura Municipal de Alfenas fez a doação de um terreno com 249 metros quadrados.
A ONG santos Reis é presidida por Affonso Furtado, um renomado pesquisador que já recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos seus trabalhos.
Segundo Furtado, a iniciativa é inovadora, pois esse centro será referência regional de salvaguarda da memória das tradições populares, dentre elas; as folias de reis, congadas, caiapós, as pastorinhas, moçambique e maracatu.
O centro recebe esse nome, como forma de reconhecimento ao mestre Jorge Lourenço, pois ele foi um dos principais defensores da tradição das Folias de Reis em Alfenas e um importante zelador da Capela Centenária em homenagem a Santos Reis, explicou Furtado.
« Educação abre inscrição para contratação temporária de professores-tutores
Desfile e shows celebram os 150 anos de emancipação política de Alfenas »
0 Comentários