Prefeito recebe homenagem da GM durante formatura de agentes

Publicado em 20 de abril de 2018

Atualizada em 21/04 é 11h55min

O prefeito de Alfenas, Luiz Antonio da Silva, foi homenageado nesta sexta-feira (20), durante a solenidade de formatura de 37 guardas municipais pela conclusío do curso de manuseio e emprego de arma de fogo. A solenidade ocorreu no auditório Professor Edson Antonio Velano da Unifenas é Universidade José do Rosário Vellano, com a presença do Juiz de Direito, Auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal Federal Dr. Paulo de Tarso Tamburini Souza, da reitora Maria do Rosário Araujo Velano, secretários municipais, autoridades e representantes da sociedade civil.

O motivo da homenagem é o reconhecimento pelo investimento que a Prefeitura de Alfenas vem realizando na Instituição nesses 16 meses de governo. Em março deste ano, a Prefeitura Municipal de Alfenas e a Polícia Federal firmaram convênio que autoriza o uso de armas letais pelos GMs. Os agentes terío direito ao porte de arma de fogo e Alfenas assim ganhou um importante reforço para a segurança da cidade. A medida vem para fortalecer ainda mais as ações dos servidores da GM de Alfenas que atuam na Secretaria Municipal de Defesa Social. A expectativa é que o uso de armas comece já no início do segundo semestre. Hoje, Alfenas é a primeira cidade do interior a aderir o convênio para armamento da guarda municipal, que conta atualmente com um efetivo de 38 agentes. No estado de Minas, somente Belo Horizonte e Contagem firmaram convênio com a PF. Estas ações fortalecem ainda mais a Segurança Pública do município e a violência continua em queda em Alfenas, segundo dados atuais da Polícia Militar e Secretaria de Defesa Social.

Com o encerramento do curso e de acordo com o convênio firmado com a Polícia Federal, agora a GM de Alfenas está apta a utilizar pistolas de calibre 380 e espingardas calibre 12, desde o início de 2013, os guardas já utilizam armas não letais, de eletrochoque, portanto deverío manter o uso desse tipo de equipamento.

O prefeito fez postagem da carta de agradecimento em seu facebook pessoal feita pelos agentes da GM e disse: Quero agradecer de coração a toda nossa Guarda Municipal pela homenagem que recebi nesta manhí. O texto lido pela guarda Juliana é daqueles que guardarei para ler quando daqui muitos anos, na tranquilidade da idade, puder contemplar a paz fruto da justiça. “Um dos mais belos e emocionante que já recebi”. Obrigado, acrescentou e agradeceu emocionado o prefeito.