Prefeitura abre mais um canal digital para tirar dúvidas sobre o Coronavírus

Publicado em 25 de março de 2020

A Plataforma Digital é mais uma ferramenta para tirar dúvidas e dar orientações sobre o COVID-19 e começa a funcionar nesta quarta-feira

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou mais um serviço no combate ao novo Coronavírus. Já se encontra disponível um novo sistema exclusivo para orientar a população sobre possíveis sintomas da COVID-19.

A Plataforma Digital Médicos Online disponibilizará, a partir desta quarta-feira (25/03), um novo sistema de atendimento ao cidadão, uma central humanizada de dúvidas e orientações sobre o COVID-19, em tempo real, por meio do site oficial da Prefeitura e equipe de médicos da saúde pública do Município.

Segundo Fabrício Garcia, analista de redes e servidores da Central de Informática da Prefeitura, para iniciar a operação é fácil, é só acessar o link http://medicosonline.alfenas.mg.gov.br, logo em seguida, clique no botão “PACIENTE”, basta então, fazer um breve cadastro informando alguns dados pessoais. Após efetuar o login no sistema, clique em “Abrir Atendimento”, informando os possíveis sintomas que esteja sentindo. Logo abaixo, você poderá descrever outros sintomas utilizando o campo “O que está sentindo”, após preencher o formulário, basta clicar em “Abrir Atendimento”. As informações serão enviadas de forma online para um médico, que fará a avaliação e orientação sobre como protocolar, baseado é claro, nos dados informados pelo cidadão. O resultado final será enviado para email informado no “Cadastro”, portanto, é de importância que este seja um email válido. Você poderá também fazer o acesso no sistema para verificar a situação do seu atendimento, assim com o resultado da orientação médica, explicou Fabrício. E, para ficar mais fácil e acessível a qualquer cidadão esses serviços, o analista de redes preparou logo abaixo um vídeo explicativo com todas as funções para facilitar, ainda mais, o acesso online.

Para o coordenador de Atenção Básica de Saúde, Túlio Lima, a nova plataforma é onde poderá tirar dúvidas do Coronavírus, não só tirar dúvidas, mas consultar mesmo, e ainda a pessoa terá a opção de falar se está com febre, se ela viajou, ou apresenta qualquer sintoma e vai descrever para o médico que irá avaliar e dar a conduta, se ela vai precisar ir no PSF, no Pronto Socorro, ou quais as orientações específicas para cada caso. Os médicos que irão atender online são profissionais da saúde e todos vão fazer ‘home office’, ou seja, exercer digitalmente esse trabalho em casa no “Médico Online”

Essa é mais uma ação que o prefeito Luiz Antonio da Silva determinou para sua equipe de saúde, secretarias e servidores, todos envolvidos no combate contra essa epidemia para colocar em prática mais uma ferramenta digital que irá auxiliar ainda mais cada cidadão, tirando dúvidas e informando, num momento tão difícil para que possamos enfrentar todos os obstáculos, numa luta constante e vencer esta batalha. É a Central Humanizada de Dúvidas e Orientações sobre o COVID-19.

ASSISTA VÍDEO ABAIXO E CONFIRA PASSO A PASSO DE COMO ACESSAR “MÉDICOS ONLINE”: