Prefeitura coloca tendas com cadeiras para evitar aglomeração de pessoas em filas da Caixa

Publicado em 5 de maio de 2020

Com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e as longas filas no entorno da agência da Caixa Econômica Federal, e num momento de extrema necessidade e de solidariedade humana para enfrentar a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Alfenas instalou nesta segunda-feira (4), tendas com cadeiras e banheiros, na Praça da Matriz de São José e Dores, para acomodar melhor as pessoas que precisam ir à Caixa para sacar o auxílio emergencial, enquanto esperam pelo atendimento e assim, amenizar o sofrimento dos usuários durante às filas imensas que se fizeram nos últimos dias. Com essas medidas é possível evitar o risco de contágio proporcionando melhor conforto para as pessoas que podem aguardar sentados à espera de atendimento, respeitando o distanciamento social e com medidas de higiene seguros.

Durante o tempo de espera, a equipe de profissionais da Saúde realiza medição de temperatura, pressão, e oferece ainda, a prática de atividades físicas com exercícios de alongamento, acompanhado por uma fisioterapeuta, com palestras educacionais, e distribuição de folders e banners explicativos, para o enfrentamento da COVID-19.

De acordo com o coordenador de Saúde, Túlio Lima, foi instalado um verdadeiro ponto de atendimento para cadastro de benefícios e verificação da situação do auxílio emergencial, onde as pessoas de posse das senhas aguardavam com segurança seu atendimento, bem acomodadas em cadeiras totalmente higienizadas. A distribuição de senha e organização de fila são de responsabilidade da Caixa, mas para amenizar o tempo de espera foi disponibilizado café e água para os usuários, distribuição de máscaras de proteção, com orientações sobre a forma correta de uso, e higienização com álcool em gel. “Distrair o pessoal nesse momento, diminuindo um pouco a tensão pela longa espera, esse é o objetivo principal tirar aglomeração das filas e proporcionar maior conforto para a população, contribuindo de forma efetiva para a prevenção da Covid-19”, ressaltou Túlio.

A ação partiu de uma iniciativa do prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho) que resolveu instalar tendas com cadeiras e banheiros químicos para acomodar a população durante a realização destes serviços prestados pela Caixa, e evitar assim, a aglomeração de pessoas, e o risco eminente do contágio, com medidas de prevenção contra o coronavírus. Em live, o prefeito Luizinho disse: – A Prefeitura ajuda para que as filas dos bancos não gerem risco de contágio e sofrimento. Tendas, cadeiras, banheiro, água e café. “É o mínimo que temos que fazer”, afirmou o prefeito. Ele tem utilizado com frequência as redes sociais para intensificar e agilizar ainda mais as informações sobre as ações da Administração Municipal direcionadas à prevenção e a propagação do vírus.

Nesses dois dias já foram atendidas cerca de 600 pessoas, e as cadeiras são colocadas com distância mínima recomendada pelos órgãos de saúde, e com o local devidamente higienizado. A medida foi adotada após a aglomeração que ocorreu na semana passada e no início da manhã desta segunda-feira, e após reunião do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura, em conjunto com as Secretarias de Saúde, Ação Social, Defesa Social, Guarda Municipal (GM), e com o apoio da Polícia Militar, tomou a iniciativa para auxiliar na redução das filas dos bancos, evitando risco de contágio das pessoas. Todos na luta contra o Coronavírus. “É com prevenção que se vence esta luta”.