Prefeitura de Alfenas realiza a Abertura do Registro da Feira Livre

Publicado em 20 de abril de 2018

A Prefeitura Municipal de Alfenas vai realizar no dia 29 de abril (domingo) a abertura do Registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial de Alfenas, sendo uma ação organizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas é COMDEPA e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura Tani Rose, isso ocorrerá em um processo de proteção administrativa para com uma das maiores práticas culturais que historicamente ocorre em nosso município, que é a Feira Livre de domingo. “Uma maneira de reconhecimento e de disseminação de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas”, explicou a Secretária.

A SMEC ressalta ainda que esse processo tem o intuito de criação de um belo memorial da Feira, por isso se você tem ou conheça alguém que tenha registros fotográficos, documentos ou qualquer outro tipo de lembrança, favor encaminhar para o e-mail secretaria.educacaoecultura@alfenas.mg.gov.br. Desta maneira, poderemos juntos iniciar um grande passo para o reconhecimento de nosso patrimônio imaterial como bem cultural, concluiu Tani Rose.

Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade

As feiras livres de Alfenas sío tradições nas ruas da cidade, comércio de variedades e preços em conta, de qualidade de produtos e de simpatia dos comerciantes. As feiras livres existem há muito tempo, com registros que remontam à história dos produtores rurais na cidade. O público que visita também é bastante variado e personagens notórias marcam também o local. Para muitos, a feira livre é um local para descansar e um espaço amplo e cultural, além de ser ótimo para fazer amizades, um verdadeiro ponto de encontro e mais um espaço de socialização.

Segundo estudos a feira livre de Alfenas surgiu por volta de 1960 de acordo com relatos de seus frequentadores e comerciantes. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município, colocação de banheiros químicos e som ambiente durante o período da feira, nos anos de 2010, 2011 e 2012 respectivamente.

A principal feira livre de Alfenas, que acontece aos domingos, teve início na metade do século passado. Já a feira livre das quartas-feiras começou na metade da década de 90.

As feiras livres de Alfenas sío muito frequentadas por consumidores de toda a cidade, além de pessoas de outras cidades da regiío e outros estados. Na feira livre é possível encontrar de tudo, desde feijío até tapetes. No início, as feiras livres de Alfenas tinham como comerciantes somente produtores rurais. Com o passar do tempo, foram surgindo os comerciantes de roupas, bijuterias, acessórios, bonés, chapéus, salgados, tapetes, lingeries e muitos outros produtos, além das frutas e hortaliças.