Prefeitura inaugura Casa do Artesão e divulga novo endereço de órgãos públicos

Publicado em 28 de junho de 2018

A Prefeitura de Alfenas realiza na segunda-feira, dia 09 de julho, a inauguração da Casa do Artesío do município. O evento acontecerá às 14 horas, na Praça Dr. Emílio da Silveira, s/nº, centro, onde estava localizada a Farmácia Popular, no tradicional complexo do Mercado Municipal de Alfenas.

Com objetivo de valorizar e incentivar os artesíos e fomentar a economia criativa no município, a Prefeitura informa que no local irá funcionar além das duas lojas de artesanatos de Alfenas, a nova sede da Secretaria de Turismo e Juventude e o Centro de Apoio ao Turista (CAT).

“Nunca existiu uma central ou local especializado para exposição e comercialização dos produtos feitos pelos artesíos alfenenses. Será um grande passo para fortalecer e divulgar os produtos de nosso Município”, disse Guilherme Abraío, superintendente de Cultura. Segundo Guilherme Abraío, atualmente o município conta com aproximadamente 100 artesíos cadastrados. Agora, estarío bem localizados, com banheiros e um fraldário, e quem quiser expor no local, deverá procurar uma das associações e se filiar, acrescentou.

A Casa do Artesão terá agora um novo espaço mais aconchegante, amplo e agradável para expor e comercializar os produtos artesanais. Agora, todos em um só local de fácil acesso e na área central de Alfenas. Nos novos espaços públicos irío funcionar a Secretaria de Juventude e Turismo e o Centro de Apoio ao Turista (CAT), que terá profissionais capacitados para dar informações e dicas de roteiros, locais de hospedagem e alimentação, bem como, materiais de divulgação dos estabelecimentos entre eles; hotéis, restaurantes e pousadas.

Na Casa do Artesão o município investiu em divisórias, alarme e banheiros e as artesís nío terão que pagar aluguel e demais despesas com água e luz, das Associações AAACOSA é Associação dos Artesíos da Comercialização Solidária de Alfenas e AAAPA é Associação dos Artesíos e Artistas Plásticos de Alfenas. A nova sede irá oferecer mais conforto e segurança. Hoje, as associações contam com mais de 80 associados, que vío continuar com as barracas montadas nas feiras de quarta, sexta e sábado, na Praça Getúlio Vargas. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura no local onde funcionava a sede da Associação de Economia Solidária, (em frente ao Fórum) irá funcionar a nova sede Administrativa do Mercado Municipal, a Associação dos Feirantes de Alfenas e o Banco de Alimento Mesa Farta.