Prefeitura inicia programa de castração de animais em Alfenas

Publicado em 20 de junho de 2018

A Prefeitura Municipal de Alfenas por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (18/06) a castração de animais abandonados nas ruas. O PROSAN – Programa de Saúde dos Animais foi idealizado em parceria com as entidades de Proteção dos Animais de Alfenas (ONGS), que tem por objetivo a redução da quantidade de cíes nas ruas da cidade. A castração é apenas para animais de rua a princípio, que serío recolhidos pelas ONGs de Proteção dos Animais. Caso haja um cío na rua e tenha necessidade de castração, o cidadío deve acionar a ONG que irá fazer o recolhimento do animal e encaminhará para atendimento nas clínicas cadastradas no programa municipal.

O período de estadia dos animais na Casa de Recuperação Ana Paula Maida é de 40 dias até seu restabelecimento, sendo depois levado para adoção. Se porventura o animal nío for adotado ele volta para a rua, mas castrado e vacinado, tornando assim, um cío comunitário ao convívio com as pessoas. A Casa de Recuperação Ana Paula Maida fica localizada a rua Tiradentes, 3.746, bairro Jardim Sío Carlos.

Ao todo serío castrados 20 animais por mês recolhidos das ruas, esta é uma requisição a ser cumprida 10 horas de jejum e 02 horas de hídricos (sem água), sío necessárias para evitar efeitos colaterais nos animais durante o procedimento. A castração dos animais será realizada nas duas clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura, Tia Vet Clínica Veterinária e o Pet Shop do Patinho com uma equipe de profissionais altamente preparada e capacitada.

Todos os animais que passam pelo PROSAN recebem um microchip de identificação ou uma tatuagem na parte inferior da orelha para os animais castrados. O evento ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, empresas da iniciativa privada e ONGs. “é a soma de esforços e somente desta forma será possível alcançar o resultado necessário para o combate de doenças, controle populacional de animais e principalmente a conscientização sobre o tratamento adequado”, ressaltou Marta Pelegrin, responsável pelo PROSAN é Programa de Saúde dos Animais de Alfenas.

O prefeito Luiz Antonio da Silva expressou em redes sociais: Compromisso, dia histórico para o município. “Primeira castração do nosso programa para atender animais nío domiciliados, de rua. Um avanço”, disse o prefeito. Finalizou parabenizando a todos que tanto lutaram por esse momento, e acrescentou a Shakira foi a primeira, e já tem um lar, foi adotada.

PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

O programa é fruto de convênio firmado com as empresas privadas e Ongs de Proteção de Animais do município, cujo objetivo principal é o apoio aos animais de rua em vulnerabilidade, incluindo o programa de castração. A fim de atender à demanda da população, ONGs e protetores independentes, o Município criou o fundo destinado para execução do projeto.

Em caso de animais abandonados recebem um chip de identificação, colocado enquanto estío anestesiados, que identifica o local onde vivem. Os cuidados do pós-operatório dos animais abandonados sío resgatados previamente e após a castração doados ou devolvidos à via pública, conforme determina lei municipal.