Prefeitura intensifica obra do Hospital de Cães e Gatos- CISAMA

Publicado em 1 de junho de 2020

O maior Centro Integrado de Saúde de animais do Estado de Minas Gerais

As obras de construção do 1º Hospital de Cães e Gatos de Alfenas, no Náutico Clube, avançam e nesta fase, os trabalhos estão adiantados, sendo erguidas as estruturas do prédio que terá cerca de 1.210 m2 de área construída, divididos em canil, gatil, área de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades (baias), além de departamentos, salas de cadáveres, depósito de ração, setor administrativo com salas de recepção, consulta, banho e vacinação, cozinha, copa, banheiros, pré-operatório, pós-operatório, bloco cirúrgico, internação, farmácia, almoxarifado, enfim toda estrutura necessária para atendimento de cães e gatos.

O projeto de construção está a todo vapor e se tornará referência em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais, com uma infraestrutura enorme para castrações e pequenas cirurgias, com salas de raio-X, ultrassom, exames de sangue, laboratório de análises clínicas, internação, recepção, banheiros, área de lazer e recreação para os animais.

De acordo com a coordenadora do Parque Municipal (Zoológico), responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, Cristiane Novais, a obra está bem adiantada mesmo neste período de pandemia, e se continuar nessa velocidade até dezembro, no mais tardar janeiro de 2021, a obra será entregue ao município”, afirmou. Os trabalhos estão na fase de estruturas de alojamento dos animais onde será proporcionado o máximo de bem-estar animal, com condições térmicas, espaço com conforto, iluminação natural durante o dia, segurança para os pets e para os visitantes. No momento está sendo construída a área de alojamentos e a área destinada a interação com os animais para adoção, com área de isolamento e quarentena. Após essa etapa, inicia-se a obra da área ambulatorial e cirúrgica que compreende vários setores como recepção, sala de consulta, sala de banho e vacinação, cozinha, copa, banheiros, pré-operatório, bloco cirúrgico, pós-operatório, internação, farmácia e almoxarifado, descreveu Cristiane.

O prefeito Luizinho visitou nesta segunda-feira (1/6), as obras do CISAMA, e com entusiasmo pelo andamento das obras disse: “Vamos resolver definitivamente a questão dos animais de nossa cidade. O espaço é enorme, bonito e acolhedor, teremos aqui também um espaço para adoção. Tratar com respeito, com acolhimento, também fazendo as castrações e cuidar bem dos cães de rua. Estamos fazendo com muito cuidado, porque Alfenas é uma cidade reconhecida pela saúde pública, que cuida das pessoas, e será agora também reconhecida pela saúde pública que cuida dos animais”. Ainda, segundo o prefeito, Alfenas vai ser modelo em respeito e cuidado com os animais. Compromisso que nós fizemos está saindo do papel e está sendo realizado com a crise. A gente tem mantido a cidade andando, fazendo obras e gerando empregos, que contribui para que a gente amenize os danos perversos desta pandemia, não só na saúde, mas também na geração de emprego e renda, destacou o prefeito.