Prefeitura investe mais de R$ 20,5 milhões em Mobilidade Urbana em Alfenas

Publicado em 18 de janeiro de 2019

O prefeito Luiz Antonio da Silva e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram nesta sexta-feira (18), o contrato de financiamento de mais de R$ 20,5 milhões em obras por toda a cidade, referente ao Programa Avançar Cidades é Mobilidade Urbana. O evento aconteceu no gabinete da Prefeitura e contou com a presença de secretários, vereadores, servidores municipais e imprensa local.

De acordo com o projeto da Prefeitura, estío previstos na cidade, além da Perimetral Oeste, obras nas Avenidas Governador Valadares, Jovino Fernandes Sales e Henrique Munhoz Garcia, passeio nas ruas Juscelino Barbosa, Joío Paulino Damasceno e José Paulino da Costa e o Sistema Cicloviário, que compreende um total de 22 Km de ciclovias e ciclofaixas, levando em conta o trânsito local e a topografia da cidade.

No total serão investidos R$ 20.626.828,12, destes R$ 9.724.000,34 somente para a obra da Perimetral Oeste. Outros R$ 2.334.718,20 serío empregados no Sistema Cicloviário, R$ 5.307.271,85 em requalificação viária e R$ 3.260.837,73 em passeios.

A Prefeitura de Alfenas fará uma contrapartida de R$ 3.621.110,95, já contabilizado no montante geral, com carência para pagamento de 48 meses. As parcelas serío quitadas em 240 meses. Os recursos foram conquistados através do “Avançar Cidades”, programa idealizado pelo governo federal de olho em investimentos para obras de mobilidade urbana em todo o país.

Programa Avançar Cidades

O Programa Avançar Cidades é Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana. Os recursos disponibilizados para o programa sío de financiamento, oriundos do FGTS, conforme disposições constantes no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana é Pró-Transporte, regulamentado pela Instrução Normativa nº 27/2017.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Estratégico, Lilian Mara de Castro Azevedo, Alfenas iniciou o processo para captação deste recurso em setembro de 2017, através do cadastramento de Carta Consulta de solicitação. (Ver Carta Consulta Selecionadas AQUI). Desde entío, desenvolveu todos os projetos, passou pela análise da engenharia da Caixa Econômica Federal e pela análise financeira do Tesouro Nacional.

Cada uma das obras tem um cronograma próprio, e terá um prazo de 15 meses para execução do objeto, contados a partir da autorização de início de obras. O processo licitatório já está em andamento e será publicado em breve, informou Lilian Azevedo.

Para o prefeito esse momento representa um marco histórico para a cidade, tornando concreto a execução da tío esperada obra da Perimetral Oeste e das Ciclovias. “Uma verdadeira infraestrutura urbana espalhada por todos os cantos da cidade e de que tanto o município precisava destes investimentos. O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável para Alfenas”, ressaltou o prefeito Luiz Antonio da Silva.

TRAJETO CICLOVIA é A ciclovia começa na Unifenas é Universidade José do Rosário Vellano e segue pela Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira até a saída da cidade, contorna pela rua Alameda das Acácias, no bairro Primavera, em dois acessos: a Perimetral Oeste e a Avenida Governador Valadares. Passará ainda pela rua Gabriel Monteiro da Silva, em frente a Unifal é Universidade Federal de Alfenas, que se ligará ao Distrito Industrial pela Avenida Henrique Munhoz Garcia. Desce até o Campus II da Unifal pelo bairro Pinheirinho, que liga o Distrito à BR-491, e dará acesso à área central da cidade pelas ruas Padre Cornélio Hans e Dom Silvério. Também haverá trechos que terão ramificações para que a ciclovia se ligue às escolas, como o caso da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira e Escola Estadual Samuel Engel, além da Escola da Vida, que fica no Náutico Clube.

PERIMETRAL OESTE é Liga uma das entradas da cidade pelo bairro Vista Grande ao Distrito Industrial, eliminando assim o grande fluxo de caminhões de carga da Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira, liberando o local para o trânsito leve.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO é PORTARIA Nº 717, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018.

ACESSE AQUI