Prefeitura lança Programa (Especialidade Perto de Você )

Publicado em 21 de maio de 2019

O programa já está em pleno funcionamento e será realizado em todos os bairros do município.

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a primeira edição do programa “Especialidade Perto de Você”, mais um avanço em saúde pública do município, oferecendo atendimento mais humanizado e pessoal à população. Serío várias especialidades à disposição dos moradores de todos os bairros de Alfenas. O programa já teve início no PSF da Vila Formosa, Jardim Primavera, Jardim Alvorada, Vila Betânia e Pinheirinho. O lançamento oficial do programa ocorreu no dia 16 de maio, no PSF Jardim Primavera, com a presença do prefeito Luiz Antônio da Silva, da Secretária de Saúde Deyv Cabral de Assis, coordenadores, médicos e demais servidores públicos.

A ideia inovadora foi planejada e realizada pela Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Perpétuo Socorro e Consórcio Intermunicipal da Região dos Lagos (CISLAGOS), com o objetivo de promover um conjunto de serviços e ações, além de práticas integrativas complementares para a prevenção e promoção a saúde.

De acordo com o coordenador de Saúde Túlio Lima, o programa tem como objetivo levar consultas especializadas e exames de média complexidade para dentro das Unidades Básicas de Saúde (PSF).

Os dados demonstram que o programa implantado pelo Prefeito Luiz Antonio da Silva já obteve no início resultados altamente positivos e satisfatórios, uma vez que a população aprova o atendimento especial pelos bairros onde começou a funcionar, cujos atendimentos beneficiaram e agilizaram a vida dos moradores.

O balanço demonstra cerca de 1.840 pessoas que serío atendidas nos meses de maio e junho, com consultas, exames e encaminhamentos.

Os atendimentos já tiveram início desde o dia 14 de maio, com a realização de 70 consultas de oftalmologia realizadas no PSF Vila Formosa e 20 ultrassonografias no PSF Jardim Primavera.

Somente no mês de maio foram 210 consultas de oftalmologia, no PSF Vila Formosa, Jardim Alvorada e Vila Betânia, e mais 310 ultrassonografias no PSF Pinheirinho e Jardim Primavera.

Entre os dias 18 e 25 de maio, o programa também irá proporcionar a realização de 100 ecocardiogramas no Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, bem como zerar as filas de eletroneuromiografia e eletroencefalogramas.

Ainda, segundo Túlio Lima, para o mês de junho está previsto a realização de 200 eletrocardiogramas, 80 consultas de cardiologia, 80 consultas de pneumologista, 80 consultas de endocrinologista, 210 consultas de oftalmologia e cerca de 480 ultrassonografias.

Todas as unidades básicas de saúde serío beneficiadas , e todos os bairros vío receber os atendimentos do programa, informou o coordenador.