Prefeitura Promove Dia Mundial de Luta Contra Aids

Publicado em 1 de dezembro de 2021

Com foco nas ações de prevenção ao HIV/Aids, a Prefeitura de Alfenas, em parceria coma Unifenas e Secretaria Municipal de Saúde, promoveu hoje, 1º/12, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a programação da campanha Dezembro Vermelho 2021. As ações ocorreram na Praça Getúlio Vargas e no terminal Rodoviário Pit Stop, com reforço de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, assim como na mobilização da sociedade, orientações, distribuição de material informativo e entrega de preservativos masculinos e femininos. O objetivo da campanha é de reduzir o preconceito e promover o respeito e a garantia dos direitos à saúde de todas as pessoas vivendo com HIV.
Em Alfenas, existe o Programa Municipal de ISt’S/AIDS e hepatites virais (CTA/SAE), que além de realizar o acompanhamento dos pacientes dos 24 municípios que fazem parte da Regional de Saúde, realizou testes rápidos para diagnóstico de sífilis, hepatite b e c e HIV.
A data foi escolhida pela OMS – Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.