Prefeitura realiza barreira sanitária nas entradas da cidade

Publicado em 31 de março de 2020

A Prefeitura de Alfenas iniciou neste mês, o controle sanitário para quem entra no município, incluindo finais de semana, nos trevos de Gaspar Lopes, Vista Grande e do Trevo que dá acesso à cidade pela MG 1789, Km 0. As entradas da cidade foram bloqueadas e monitoradas com sinalização em cumprimento ao Decreto 2.531, de 21 de março de 2020. As operações continuam, e esta ação contou com equipe de profissionais de saúde, da Guarda Municipal, Setor de Transporte da Saúde, além da ajuda voluntária do brigadista profissional Fagner Aristides da Silva, pela Hope Brigada de Incêndio, que fazem checagens dos sinais de alerta conforme os protocolos do Ministério da Saúde, seguindo orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), monitorando os estados clínicos dos condutores e passageiros dos veículos.

Na barreira sanitária são feitas abordagens para verificar as condições epidemiológicas das pessoas que desejam entrar na cidade ou que estejam de passagem. Segundo os profissionais de saúde, são verificados sintomas como tosse, coriza ou dificuldade para respirar, aferição da temperatura por termômetros infravermelhos, questionamentos quanto à movimentação, circulação e contatos nos últimos 14 dias, e ainda, notificação de comprometimento de quarentena de 07 dias (advindos de cidades com casos confirmados e que comprove moradia em Alfenas), e de 14 dias (caso tenham sintomas gripais ou contato com familiares com gripe).

É de extrema importância de que todos fiquem em casa destacou a Secretaria de Saúde, pois esta é uma das diversas ações tomadas para conter a propagação e disseminação do coronavírus no município de Alfenas, cuja gestão não está medindo esforços para contenção da doença no município. A secretaria faz um agradecimento a toda a equipe de profissionais da Saúde, Transporte, Guarda Municipal e Hope Brigada de Incêndio, e a todos que tem ajudado de forma direta ou indireta, e pede à população que continue colaborando ficando em casa neste tempo de pandemia.

AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID-19 JÁ ADOTADAS PELO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Alfenas, por meio de decretos, vem adotando outras medidas de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. O Município declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, sendo adotadas medidas de restrição no funcionamento de estabelecimentos comerciais que prestam atendimento pessoal ao público, e de serviços. Hoje continuam funcionando apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados, postos de gasolina, entre outros.

DECRETO Nº 2.531 DE 21 DE MARÇO DE 2020.

ART. 5º – A medida tem como principais objetivos proteger a população e reforçar as medidas de prevenção para conter o avanço do coronavírus. O Art. 5º diz: – A partir do dia 23 de março de 2020 as entradas da cidade localizadas no bairro Pinheirinho, na Av. Lincoln Westin da Silveira e próxima ao Hospital IMESA estarão fechadas, ficando abertas apenas as entradas do Trevo, bairro Vista Grande e Barranco Alto, que estarão sob a fiscalização permanente da Polícia Militar de Minas Gerais e de uma equipe de saúde. Todas as medidas são tomadas em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus criado pela Prefeitura de Alfenas, grupo que reúne-se diariamente para avaliar as medidas de enfrentamento do Covid-19 adotadas pelo Município.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA, QUE PREVÊ TAMBÉM OUTRAS MEDIDAS PARA O COMÉRCIO EM GERAL.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!