Programa Criança Feliz de Alfenas capacita visitadoras sociais de Campo do Meio

Publicado em 28 de abril de 2021

Atualizada em 28/04 às 14h30min

Entre os dias 12 e 16 de abril, no auditório da Apae, aconteceu o curso de capacitação ofertado pelo Programa Criança Feliz de Alfenas ao de Campo do Meio. A capacitação foi ministrada pela coordenadora do programa em Alfenas, Mônica Naves Barcelos, pesquisadora em neurociências e comportamento.

No curso foram abordados conceitos como o fortalecimento do vínculo entre o cuidador responsável e a criança, prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância (0 a 6 anos de idade). As visitadoras de Campo do Meio, também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Municipal do Autista, que tem parceria com o programa.

O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus filhos meios para promover seu desenvolvimento integral. O público prioritário são gestantes e crianças com idade até 3 anos, integrantes do Cadastro Único e Bolsa Família, e até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Alfenas tem como meta o atendimento de 200 indivíduos (atendendo, de início, um território vinculado ao CRAS Campos Elíseos e outro ao Cras Alvorada, com apoio dos PSFs).

O programa trabalha também de forma intersetorial, ou seja, secretarias do município, como assistência social, educação, cultura, saúde e direitos humanos apoiam as famílias atendidas.

De acordo com Mônica “o programa é baseado em ciência que, comprovadamente, mostra que a primeira infância é um período importantíssimo, no qual ocorre o desenvolvimento cerebral, a aquisição e consolidação de capacidades cruciais que tornarão melhores as habilidades futuras da criança, bem como linguagem, cognição e socioafetividade.”

A entrega dos certificados contou com a presença do Secretário de Ação Social, Francisco Dias de Alencar, com o apoio e recepção de Evaldo Alves, coordenador administrativo da Apae, da vereadora Tani Rose, da coordenadora de Inclusão Social Crébia Teixeira e Gilberto Dias França, chefe de gabinete da Prefeitura. Também esteve presente o vice-prefeito de Campo do Meio Vandil dos Reis Freire e a ex coordenadora de programas do município Sabrina Hungria.

De acordo com o vice-prefeito “foi um prazer conhecer a equipe de trabalho do Programa Criança Feliz, que nos mostraram a importância de compreender de forma sensível e consciente realidades e contextos territoriais em situação de risco e vulnerabilidade social de um município, principalmente quando se pensa em crianças de 0 a 6 anos de idade, período em que o devido cuidado e segurança reflete na diminuição de diversas mazelas e injustiças sociais.”