Reforma da Unidade de Saúde Recreio Vale do Sol está em fase final

Publicado em 16 de janeiro de 2019

A obra de reforma da Unidade Básica de Saúde da Família do Recreio Vale do Sol que está sendo realizada pela prefeitura avança e já está em fase final de entrega. A intenção do prefeito Luiz Antonio da Silva é melhorar a estrutura tanto para o atendimento à população, quanto para dar melhores condições ao trabalho dos profissionais dos Postos de Saúde do município.

Segundo o IMED é Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, responsável pela reforma e administração da nova unidade, em parceria com a Prefeitura de Alfenas, após a conclusío dos trabalhos será feita a separação das Unidades de Saúde, permanecendo a equipe de Saúde da Família Jardim Alvorada na atual localidade e a equipe de Saúde da Família Recreio Vale do Sol passará a atuar no novo endereço, Rua Norte, nº 136, bairro Recreio Vale do Sol.

A reforma do PSF Recreio Vale do Sol foi feita com recursos do município, de aproximadamente R$ 34 mil, que foram transferidos para o IMED, empresa que faz o gerenciamento das unidades dos Postos do PSF é Programa de Saúde da Família, CAPS é Centro de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos e do Centro de Convivência do município.

Atualmente o IMED gerencia os Postos de Saúde dos bairros Pinheirinho, Recreio Vale do Sol, Jardim Alvorada, Jardim Primavera I e Primavera II. Essa obra foi feita com saldo remanescente do repasse que foi transferido ao IMED, ou seja, a Secretaria de Saúde fechou no mês passado com saldo financeiro remanescente com o Instituto, e eles nío gastaram todo o montante, por isso conseguimos com esse saldo restante fazer toda a reforma do PSF, disse Túlio Lima, coordenador de saúde. Isso mostra a eficiência da gestío do IMED, uma gestío econômica, que a gente consegue fazer mais com essa parceria séria e comprometida de verdade com a economia dos recursos municipais, ressaltou Lima.

A unidade reformada passa a contar com três consultórios, sala de curativos, acolhimento, recepção, copa, sala dos agentes, banheiros para pacientes portadores de deficiência, além de expurgo (local exclusivo para descarte de lixo contaminado), banheiro para funcionários e depósito de materiais. Além da estrutura física ter sido reformada a equipe também contará com mobiliário e equipamentos novos para melhor atendimento à população, informou o Instituto IMED.

A nova Unidade contará com dois médicos, enfermeira, agentes comunitários, técnico de enfermagem e atenderá cerca de 3.500 pessoas de toda a regiío do bairro Recreio Vale do Sol até o Jardim Pontal, incluindo a população dos predinhos novos do Residencial Tupí. A unidade terá também atendimento de enfermagem e fisioterapia, além do atendimento domiciliar oferecido pelos agentes de saúde e demais membros da equipe do PSF.

O término da obra está previsto para o final deste mês e já deve estar em pleno funcionamento o novo PSF do Recreio Vale do Sol.

A Secretaria de Saúde esclarece que essa nova unidade vai desafogar os serviços de atendimento do PSF Jardim Alvorada, que vai continuar atendendo no mesmo local, rua Emílio Pereira Esteves, 339, com cerca de 3.000 atendimentos por mês. Hoje, a unidade do Jardim Alvorada está sobrecarregada, pois atende quase 9.000 pessoas.