Resgate da Festa de Santos Reis foi um sucesso de público

Publicado em 20 de janeiro de 2020

Neste final de semana o bairro Santos Reis recebeu os foliões nos três dias de festa, 17, 18 e 19, com bingo, shows musicais, e almoço de confraternização a grupos folclóricos de reis da cidade. Nesse início de ano, o mês de janeiro, é o mês em que as Folias de Reis comemoram o nascimento de Jesus Cristo encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus.

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Casa Santos Reis, reuniu milhares pessoas para participar desta tradicional festa, que aconteceu na praça do bairro, e assim comemorar também várias conquistas com a comunidade local, entre elas; o resgate da Festa de Santos Reis, a construção do Centro Cultural dedicado aos Santos Reis, e a criação da Escola de Foliões para crianças.

Além dos componentes dos grupos das tradicionais Folia de Reis da cidade, ainda estiveram presentes, o prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), a secretária de Educação e Cultura, Tani Rose; vereador João Carlos Tercetti Augusto; Coordenador de Cultura, José Ronaldo Sabóia; e o presidente da Casa Santos Reis, senhor Affonso Furtado.

De acordo com o coordenador de Cultura, José Ronaldo Sabóia, a renda da festa será revertida para as obras do Centro Cultural Comunitário “Mestre Jorge Lourenço”, e superou todas as expectativas de público, passando pelo local mais de 5.000 pessoas.

“Foi um sucesso de público e esperamos agora renovar todas as nossas esperanças, e que daqui pra frente a comunidade possa comemorar todo o ano essa maravilhosa festa cristã, voltando a ser celebrada no seu devido espaço”, disse.

O cardápio servido foi comida típica mineira: arroz, feijão, carne ao molho, macarrão alho e óleo, macarrão vermelho e refrigerante.

Os shows musicais ficaram por conta de artistas locais, entre eles; Adriano Nogueira, Sueli Lopes, Luciano Bento (Lucinho), Luan Augusto e Eli Carlos.

Em Alfenas, o governo do prefeito Luizinho sempre incentivou os grupos folclóricos da cidade, com encontros e apresentações, numa forma de preservar a memória cultural do município, onde todo ano o encontro das Folias de Reis era realizado na sede do Paço Municipal, e agora dá início no local de sua origem, no bairro dos Santos Reis, resgatando assim, a tradicional festa que se encontrava paralisada há mais de 20 anos.

FOLIA DE REIS DE ALFENAS

Em Alfenas são 12 Companhias de Reis, os grupos de folia são antigos e preservam a tradição cultural da cidade entre elas estão Companhia de Reis dos Benedetti’s, Companhia de Reis Bom Jesus, Companhia de Reis Estrela Guia, Companhia de Reis da Irmandade, Companhia de Reis Jorge Lourenço, Companhia dos Reis Nossa Senhora Aparecida, Companhia de Reis Nossa Senhora de Fátima, Companhia de Reis do Noé, Companhia de Reis do Ronaldinho, Companhia de Reis Sagrado Coração de Jesus, Companhia de Reis Santa Bárbara, e Companhia de Reis Santa Rita de Cássia.

A folia de reis é uma festa popular, de origem portuguesa, que sobrevive em muitas cidades do país. A festa comemora o nascimento de Jesus e lembra a viagem que os três reis magos fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos com roupas coloridas e usando máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém.

A folia de reis começa no Natal e segue até 6 de janeiro. Pelas ruas, os grupos visitam as casas com a bandeira abençoada, enfeitadas com fitas e santinhos. Os palhaços dançam ao som do violão, pandeiro, cavaquinho e recitam versos.