Reunião apresenta dados e diagnósticos situacionais da Primeira Infância

Publicado em 1 de dezembro de 2021

Na manhã da última terça, 30 de novembro, a Comissão Especial para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Alfenas se reuniu para apresentar dados e desafios levantados para Diagnóstico Situacional da Primeira Infância.

Foram discutidos e apresentados dados relacionados a educação, saúde e assistência social ampliando e pensando em termos de infraestrutura, espaço público e mobilidade para as crianças.

Participaram do encontro a Comissão Especial para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, o prefeito Luiz Antonio da Silva, a vereadora Tani Rose, a representante da fundação Bernard Van Leer no Brasil Claudia Vidigal, representantes do Criança Feliz, demais integrantes do Comitê de Primeira Infância e representantes do Poder Público.

Desde junho de 2020, a cidade vem trabalhando na elaboração de um Plano de Primeira Infância, documento construído com vários setores para apoiar o município na priorização das ações governamentais para crianças de 0 a 6 anos.

O prefeito Luiz Antônio da Silva, destacou que entre outros projetos “Há uma experiência sendo realizada em algumas escolas municipais com uma metodologia de educação para crianças de 0 a 5 anos. Uma escola em que as crianças interagem mais. Em que uma criança de 5 anos possa conviver com outra do berçário ou de 1, 2 anos… uma ajudando a outra.”

De acordo com Claudia Vidigal o “Plano Municipal Pela Primeira Infância é um legado que a atual gestão deixa para a cidade. É um plano em que as prioridades serão implantadas e construídas na atual gestão e que serão implantadas nos próximos 10 anos.”

Durante os próximos meses, a equipe consolidará o diagnóstico, trazendo mais informações das áreas de cultura, esporte e lazer, urbanismo e mobilidade.