Sábado (20) será o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil), Multivacinação e Covid-19

Publicado em 15 de agosto de 2022

A Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 20 de agosto (sábado) o Dia D da Campanha Nacional contra Poliomelite, Multivacinação e Covid-19. A vacinação contra a Covid vai acontecer para crianças a partir de 3 anos e adolescentes até 17 anos.

O público-alvo da vacinação contra a Poliomielite são crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A ação, desencadeada pelo Ministério da Saúde, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

O Dia D vai acontecer entre 08h e 16h nas seguintes salas de vacina:

Ambulatório Aparecida: Rua Padre Cornélio Hans, 1787 – Aparecida

PSF Pinheirinho: Avenida João Januário Magalhães, 414 – Pinheirinho

PSF Primavera: Rua Alameda dos Mógnos, 20 – Jardim Primavera

PSF Nova América: Rua Wanderley de Castro, 275 – Jardim Nova América

Para a vacinação é necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão municipal do SUS, CPF da criança e documento do responsável.